6 remédios caseiros para azia na gravidez

A azia é um problema que ocorre quando as válvulas do estômago não permanecem totalmente fechadas após a passagem do alimento

A azia é uma condição que causa transtornos em qualquer pessoa, imagina só durante a gravidez. Nesse sentido, você já deve ter procurado por remédios caseiros para azia na gravidez, certo? Pois chegou a hora de aprender mais sobre o assunto!

Antes de tudo é importante que você saiba que a azia é um problema relacionado ao estômago. Ele causa desconforto abdominal nos pacientes. Geralmente a queimação aparece como um dos principais sintomas da azia.

Em casos de azia na gravidez, a paciente deve ficar bem mais atenta e procurar o médico ao menor sinal. Em contrapartida, ela também pode fazer uso de alguns remédios caseiro para resolver a situação. Porém, sem esquecer de falar com o médico.

Remédio caseiro para tratar azia na gravidez

Quando o assunto é a azia na gravidez, apostar no poder dos ingredientes naturais pode ser uma excelente saída para amenizar a queimação. Vale ressaltar que o uso de medicamentos deve seguir orientação médica, ainda mais no período da gestação.

Veja agora quais os principais remédios caseiros para acabar com a azia:

  • Frutas: maçã e pera
  • Água gelada
  • Água de arroz
  • Chá de camomila
  • Chá de maçã e camomila
  • Suco de batata-inglesa

Depois da lista, agora chegou a hora de saber o motivo pelo qual esses ingredientes podem ser usados contra a azia e como usá-los. Fique atenta!

Frutas: maçã e pera

Frutas como a maçã e a pera integram a lista dos remédios caseiros para azia na gravidez

Para essa finalidade, tanto a maçã quanto a pera devem ser consumidas sem casca (Foto: depositphotos)

A maçã e a pera atuam contra a azia de forma a empurrar o conteúdo ácido do esôfago para o estômago. Para tanto, basta escolher uma das duas frutas e comê-la sem casca. Isso vai diminuir a sensação de queimação quase que imediatamente.

Veja também: Sucos que vão tratar as queimações da azia

Água gelada

A água gelada integra a lista dos remédios caseiros para azia na gravidez

Além de aliviar o desconforto da azia, a água hidrata a gestante (Foto: depositphotos)

A água gelada vai induzir o conteúdo gástrico a voltar para o estômago. Para fazer uso desse ingrediente, basta tomar pequenos goles. Além do mais, a água vai colaborar para a sua hidratação.

Água de arroz

A água de arroz integra a lista dos remédios caseiros para azia na gravidez

A água usada é a do cozimento do arroz (Foto: depositphotos)

Para preparar a água de arroz, você vai precisar de 1 litro de água e 150 gramas de arroz. Coloque a água para ferver, logo em seguida acrescente o arroz. Deixe que cozinhe normalmente. Por fim, coe o líquido, espere esfriar e beba durante o dia em temperatura ambiente.

Chá de camomila

O chá de camomila integra a lista dos remédios caseiros para azia na gravidez

Por ser calmante, esse chá consegue reduzir a sensação de queimação (Foto: depositphotos)

 

 

O chá de camomila possui muitas propriedades quando o assunto se refere a resolução de algum problema pontual de saúde. Devido sua ação calmante, ele também tem o poder de combater os casos de incômodo no estômago.

A infusão pode ser preparada a partir da utilização de 200 ml de água quente e uma colher (de sopa) de camomila seca. Deixe a mistura descansar por cinco minutos, use uma peneira para remover a erva e ingira em seguida.

Chá de maçã e camomila

O chá de camomila e maçã integra a lista dos remédios caseiros para azia na gravidez

A mistura desses dois ingredientes consegue combater a azia (Foto: depositphotos)

Para preparar essa versão da bebida, você vai precisar colocar 500 ml de água para ferver. Corte uma maçã em fatias e coloque junto. Ao ferver, desligue o fogo e acrescente 1 colher (de sopa) de camomila. Deixe descansar por 10 minutos, coe e ingira.

Veja também: Indigestão: esse chá combate refluxo, gases e azia. Veja receita

Suco de batata-inglesa

O suco de batata-inglesa integra a lista dos remédios caseiros para azia na gravidez

A indicação é tomar essa solução em jejum ou antes das refeições (Foto: depositphotos)

O suco é indicado para aliviar os incômodos causados pela azia de forma imediata. Para tanto, descasque 1 batata-inglesa, rale e depois esprema bem até sair o leite. Tome 1 colher (de sopa) em jejum ou 30 minutos antes das refeições.

O que é azia

A azia é um problema que ocorre quando as válvulas do estômago não permanecem totalmente fechadas após a passagem do alimento. Dessa forma, os sucos gástricos atingem o esôfago, o que provoca muito desconforto.

Além das sensações de queimação, os pacientes podem sentir também muitos outros sintomas: gases, náuseas, distensão abdominal, dificuldade em respirar e gosto amargo na boca e garganta são os principais.

A causa da azia pode estar associada a muitas coisas, porém, a alimentação é a principal delas. Sendo assim, alimentos como frituras, alimentos derivados do leite, café, bebidas gaseificadas e alcoólicas e comidas gordurosas não são indicados.

Alguns remédios também podem causar azia, além de componentes presente no cigarro. Por isso é bom ficar bastante atenta no que anda fazendo, principalmente quando se está em período gestacional.

O que fazer para aliviar azia na gravidez

Além dos remédios caseiros que foram listados anteriormente, você pode tomar algumas atitudes simples bastante providenciais para evitar os casos de azia na gravidez. Preste atenção em todos eles:

  • Na hora de comer, ingira pequenas porções
  • Não ingira líquidos durante as refeições
  • Troque os sucos pelas frutas
  • Evite usar roupas apertadas
  • Evite o consumo de refrigerantes ou bebidas gaseificadas
  • Não consuma bebidas alcoólicas
  • Evite alimentos fibrosos como couve, aipo e granola
  • Comidas pesadas, como feijoada e churrasco, devem ficar de fora do seu cardápio
  • Evite o consumo de alimentos gordurosos

O que causa azia na gravidez?

A azia na gravidez é um problema que gera bastante incômodo, causada por motivos específicos. Um deles é o excesso de progesterona, hormônio responsável por trazer relaxamento para a musculatura do útero.

Veja também: A rotina agitada pode causar azia e má digestão

Nesse caso, o hormônio progesterona diminui o fluxo intestinal, relaxando também o músculo responsável por fechar a divisão entre o estômago e o esôfago. Essa condição permite que o ácido gástrico retorne para o esôfago e garganta com maior facilidade.

É importante frisar que a azia não é uma condição de saúde que compromete a gestação. O cuidado que se deve ter com ela é em relação ao mal-estar que ela acaba causando.

Azia no final da gestação

Quando a azia aparece na reta final da gravidez, muita gente chega a pensar logo no pior. Porém, o problema é ocasionado devido ao crescimento do bebê. Isso não é via de regra para todas as mulheres, mas é bastante comum.

A azia durante a gravidez pode ser ocasionada devido ao excesso de progesterona

A azia é caracterizada pela queimação constante no abdome (Foto: depositphotos)

Isso faz com que os órgãos fiquem com menos espaço, sobretudo na região abdominal. Nesse caso, o estômago é comprimido para cima, o que facilita o retorno do alimento e do suco gástrico.

Azia na gravidez é sinal de bebê cabeludo?

Associar a azia no período final da gestação ao fato do bebê ter vasta cabeleira é um mito. Essa afirmação faz parte da sabedoria popular e não possui nenhuma comprovação científica.

Na maioria dos casos, essa condição pode ser resultado da pressão que o crescimento do bebê exerce sobre o estômago, fazendo com que o próprio suco gástrico ou alimento suba para o esôfago.

Fora isso, como foi explicado anteriormente, a azia pode está diretamente ligada a fatores hormonais, mais especificamente pelas consequências do excesso de progesterona.

Limão acaba com a azia?

Para quem sofre com problemas relacionados ao estômago, o limão pode ser uma forma eficaz de acabar com todos eles. A fruta é conhecida por estimular a produção de carbonatos e bicarbonatos orgânicos no organismo.

Essa propriedade faz com que esses sais alcalinos neutralizem a acidez do sangue. Isso acaba sendo o grande responsável pelo tratamento da azia. Nesse caso, você pode preparar uma água morna com limão.

Para preparar a bebida, basta separar 200 ml de água morna e espremer um limão dentro. Mexa e ingira 20 minutos antes do café da manhã. A bebida tem o poder de balancear os níveis de ácido, melhorando a queimação e beneficiando a digestão.

Veja também: Azia: conheça 6 mitos e verdades sobre a sensação de queimação

Leite cura azia?

A sabedoria popular é responsável por muitas receitas que acabam entrando para a lista de tratamento alternativos. No caso do leite para curar azia, ele ajuda a acalmar os sintomas, porém, estimula o estômago a produzir ainda mais ácido.

Na maioria dos casos, tomar o leite para acabar com a azia piora a condição

Tomar leite para aliviar a azia é considerado um mito (Foto: depositphotos)

Dessa forma, é comum que ele promova um alívio momentâneo e depois, dependendo do caso, possa até piorar a condição do paciente. O que pode ser útil é a utilização do leite desnatado.

Como ele não possui a quantidade de gordura existente no leite normal, ele não provoca o efeito que pode piorar a situação. Agora, mesmo assim, a dica é não exagerar na quantidade.

O que é dor no estômago

Em alguns casos, por estar relacionada a problemas também no estômago, as pessoas confundem a azia com problemas relacionados a esse órgão. A dor no estômago é uma condição que pode estar associada a uma série de doenças.

Por isso, é importante que o paciente esteja sempre atento para que isso não gere uma complicação futura. Nesse sentido, veja quais as causas associadas a dor de estômago:

  • Falta de cuidado com a alimentação
  • Longos períodos sem comer
  • Gases
  • Diarreia
  • Consumo excessivo de remédios
  • Gravidez
  • Consumo excessivo de alimentos apimentados
  • Estresse
  • Ansiedade
  • Azia

Para amenizar os sintomas, o ideal é que o paciente siga uma rigorosa dieta alimentar, incluindo o consumo de frutas, legumes e verduras. Além do mais, cortar o cigarro e a bebida alcoólica também ajuda a contornar a situação.

Os alimentos gordurosos são considerados verdadeiros vilões quando o assunto está relacionado ao estômago. Por isso, fique longe deles! Caso a doença não seja identificada e tratada, o paciente corre sério risco de desenvolver câncer no estômago.

É importante destacar que a dor de estômago, conhecida como a azia, é a queimação que parte da garganta até a boca do estômago. Muitas vezes, as pessoas chegam a confundi-la na gravidez com a dor de barriga.

Como proceder quando identificar a condição

Não custa nada chamar atenção para os casos de azia que aparecem durante a gestação. Como foi dito anteriormente ele não compromete a geração do feto nem tão pouco a saúde da mãe, apenas é bem incômodo.

Veja também: Truque caseiro é infalível contra azia e má digestão

O recomendado é que o médico seja consultado. Depois da leitura desse artigo, certamente você aprendeu bem mais sobre essa condição, além das formas naturais para acabar com o problema. Ter foco na saúde não é complicado, basta ter orientação.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.