Os seres humanos possuem regiões chamadas de seios da face, que na verdade são sacos repletos de ar, ocos e que ficam localizados por trás das maçãs do rosto e da testa.
Tratam-se de partes essenciais na respiração, tanto que quando são alvos de inflamações dificultam a entrada de ar pelas narinas. Estas infecções ocorrem devido a invasão de agentes como vírus, bactérias ou fungos, causando o acúmulo de muco e impedindo a circulação de ar nestas regiões, condição conhecida como sinusite.
Estes agentes infecciosos entram nos seios da face através de resfriados, alergias, desvio de septo, pólipos nasais e exposição a poluentes ou irritantes.

Foto: depositphotos
Após a infiltração, as pessoas apresentam sintomas comuns da sinusite, como fortes dores de cabeça, febre, congestão nasal, dor de garganta, tosse, descarga nasal entre outros sinais. Para tratar destes sintomas, é possível usufruir de métodos naturais e caseiros.
Eliminando a sinusite com tratamentos naturais
1. Vinagre de maçã
- 2 colheres (de chá) de vinagre de maçã;
- 1 colher (de chá) de mel;
- 1 copo de água morna.
Com propriedades medicinais que variam entre antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, o vinagre de maçã consegue ser aliado da saúde no combate à sinusite.
Para isso, basta misturar os ingredientes listados anteriormente e depois ingerir a bebida. A dica é repetir o tratamento até cinco vezes por dia, durante o tempo necessário de cura.
2. Hortelã e espinafre
- 15 g de hortelã;
- 15 g de espinafre;
- 1 copo de água de coco;
- 1 colher (de chá) de mel.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura ganhe uma consistência pastosa, com todos os itens devidamente triturados. Sem coar, beba o suco três vezes ao dia e entre as refeições. Esta bebida vai ajudar o corpo a recuperar-se da inflamação e da congestão, facilitando a saída das secreções.
3. Eucalipto
- 5 gotas de óleo essencial de eucalipto (pode ser substituído por folhas da planta);
- 1 colher (de chá) de sal;
- 1 litro de água fervente.
Coloque a água em um recipiente e adicione os outros ingredientes, depois inale o vapor da mistura. Caso utilize as folhas de eucalipto, ferva elas junto água e só depois adicione o sal.
A respiração do vapor deve ser feita durante 10 minutos, entre duas a três vezes por dia. Os resultados são surpreendentes, tendo em vista que o eucalipto tem propriedades expectorante e antisséptica.
4. Gengibre
- 1 pedaço de gengibre em fatias;
- Sumo de um limão;
- 1 colher (de chá) de mel;
- 1 copo de água.
Gengibre é famoso nos tratamentos contra gripes e congestionamento nasal, mas quando misturado ao limão e mel consegue ser ainda mais eficiente. Por esta razão, ferva a raiz na água por 10 minutos. Em seguida, coe e adicione os demais ingredientes. Beba o chá assim que ele estiver morno e repita o processo duas vezes por dia.
5. Água salgada
- 1 copo de água fervida;
- 1 colher (de chá) de sal.
Para descongestionar o nariz e eliminar o muco dos seios da face, prepare uma água salgada. É simples, basta ferver um copo de água e depois que retirar do fogo, adicionar o sal.
Mexa a substância até que o sódio seja totalmente dissolvido. Depois é só aplicar algumas gotas da solução nas narinas e aguardar os resultados positivos. Se necessário, repita o tratamento até cinco vezes por dia.