4 passos infalíveis para limpar o sofá com aspirador de pó

A recomendação é que esse tipo de limpeza seja feita ao menos uma vez por ano

Nada mais convidativo do que receber uma visita na sua sala, ou repousar, em frente à televisão no seu sofá.

Porém, esse é um dos objetos que estão mais expostos a poeira, seja pela localização, uso ou material com que é confeccionado. Além da poeira, também tem aquelas migalhas e outros tipos de sujeiras que podem danificá-lo.

Para aprender qual a melhor forma de limpar o sofá, assim como ajudar a mantê-lo conservado, a escritora Anna Shepard, autora do livre “Limpe e Arrume a sua Casa”, editado Publifolha, preparou uma série de dicas que vão ajudar você nessa tarefa. Segundo ela, você não vai gastar mais do que cinco minutos.

Limpando o sofá em 5 minutos

A limpeza do sofá com o aspirador de pó, além de melhorar a aparência, elimina ácaros

A limpeza regular aumenta o tempo de vida útil da peça (Foto: depositphotos)

Na maioria das vezes, esse sofá que está aí na sua sala é uma peça cara, que exige um pouco de cuidado. Limpando-o regularmente, além de ganhar boa aparência, você vai evitar a proliferação dos ácaros.

Para seguir a limpeza, você vai precisar de um aspirador de pó e dois bocais: um para frestas e outro de cerdas.

1º passo

Para facilitar a limpeza, o primeiro passo a ser realizado é retirar todas as almofadas de cima do sofá. Se ele estiver um pouco encostado da parede, afaste-o.

Veja também: Como deixar o sofá de couro brilhando em apenas 4 etapas

2º passo

Com o bocal de frestas, percorra toda a extensão do sofá, passando-o bem pelos cantos. Aproveite e passe também pelo encosto.

3º passo

Feito isso, troque o bocal de frestas pelo com cerdas. Com ele, você vai passar em todo o sofá, incluindo as almofadas. Concentre seus esforços nas áreas que acumula poeira.

4º passo

Depois de ter finalizado todo o processo, recoloque todos os encostos e almofadas de volta no sofá.

Com que frequência deve-se fazer a limpeza do sofá?

Para conservar o seu sofá sempre em bom estado, a recomendação é que esse tipo de limpeza seja feita ao menos uma vez por ano. Preste atenção ao possível acúmulo da sujeira. Ela pode ser um sinal para que a limpeza seja feita.

Veja também: Misturas caseiras limpam e perfumam por inteiro o sofá

Para os sofás com capas fixas, vale a pena cogitar a possibilidade de chamar um profissional para limpá-lo. Caso contrário, siga as instruções com cuidado para evitar que o objeto seja danificado.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.