11 hábitos para uma vida melhor e mais saudável

As dicas são simples mas podem fazer um verdadeiro milagre na vida de quem as pratica

Cultivar alguns bons hábitos no dia a dia pode ser o segredo para uma vida mais saudável. Certas práticas ajudam a manter o bem-estar tanto do corpo como da mente.

Inserir novos hábitos no cotidiano nem sempre é uma tarefa fácil, mas tentar colocar pouco a pouco algumas práticas no cotidiano, pode ajudar a aumentar a qualidade de vida. Conheça 11 delas.

Cultivando bons hábitos em 11 passos

1. Faça banhos de Sol diariamente

O sol aumenta os níveis de cálcio, evitando osteoporose

O Sol é a principal forma de produção da vitamina D (Foto: depositphotos)

O Sol é a principal forma de produção da vitamina D pelo corpo. O nutriente é essencial para o organismo, ajudando a aumentar os níveis de cálcio, fortalecendo os ossos e articulações e prevenindo diversas doenças.

Mas apesar de trazer inúmeros benefícios para a saúde é importante ter cuidado com o excesso da radiação solar, que pode resultar em câncer de pele e outros problemas.

Em matéria publicada pelo EBC, o endocrinologista e pesquisador Michael Holick, revelou que o tempo necessário de banho de sol é algo que varia de acordo com a hora do dia, estação do ano e a localização da cidade no globo terrestre. Mas alguns critérios podem ser considerados de maneira geral.

O profissional conta que o tempo médio de exposição é entre 15 a 20 minutos, sem o uso de protetor solar. Segundo Michael, o produto impede que a vitamina D seja metabolizada, mas depois desse tempo de banho de sol, o uso do filtro é indispensável.

Veja também: Você sabia que perdoar alguém faz bem a saúde?

O especialista ainda sugere que o horário que o banho solar deve ser realizado é entre dez horas da manhã até as três da tarde.

2. Beba bastante água

Tomar água livra o organismo de toxinas

O indicado é consumir dois a três litros de água diariamente (Foto: depositphotos)

Segundo o Instituto Europeu de Hidratação a água é responsável por permitir que reações químicas vitais para o organismo aconteçam, mantendo diversas funções vitais do corpo.

A água ajuda a regular a temperatura corporal, livra o organismo de toxinas, contribui na absorção de nutrientes, emagrece e promove a revitalização das células e mucosas.

Segundo a nutricionista Carol Morais, o indicado é consumir dois a três litros de água diariamente.

3. Se alimente bem

Se alimentar bem é algo essencial para manter a força física e mental

Fuja de alimentos gordurosos e fritos (Foto: depositphotos)

Devido a correria do dia a dia, muitas pessoas têm aberto mão de algo primordial para uma vida saudável: uma alimentação correta.

Segundo a nutricionista Elaine Pisante Ribeiro, se alimentar bem é algo essencial para manter a força física e mental para aguentar os estresses diários.

“É preciso fugir de alimentos gordurosos e fritos, dando preferência para refeições que contenham carne magra e frutas. Alimentos ricos em carboidratos como arroz e macarrão, integrais de preferência, assim como a batata são fundamentais para fornecer energia para encarar o cotidiano agitado”, explica Elaine.

A boa alimentação auxilia na manutenção da saúde, trata e previne doenças como diabetes, hipertensão, entre tantas outras, ajuda no controle do peso e reduz fatores de risco para diversas enfermidades crônicas.

4. Medite

Praticar a meditação melhora a qualidade do sono

Tente praticar a meditação pelo menos 20 minutos por dia (Foto: depositphotos)

Segundo o especialista Juliano Pimentel, a meditação contribui na redução dos riscos de obesidade e dores crônicas, melhora a qualidade do sono, reduz dores de cabeça, ajuda na recuperação de doenças crônicas,  é tratamento de problemas como transtorno bipolar, depressão maníaca, transtornos alimentares, entre outros, fortalece o sistema imunológico, aumenta a produtividade e sentimentos positivos, combate a depressão e ansiedade e melhora a memória, foco e desempenho mental.

Tente praticar a meditação pelo menos 20 minutos por dia; antes de dormir ou logo ao acordar.

5. Tenha um tempo para si

Procure reservar um tempo para realizar aquilo que traz prazer

Ler um livro, escutar música, pintar um quadro podem te fazer viver melhor (Foto: depositphotos)

Em meio a vida com tantas obrigações e tarefas, procure reservar um tempo para realizar aquilo que traz prazer. Seja ler um livro, assistir um filme, conversar com alguém, praticar um hobby, escutar música, desenhar, pintar; busque um autoconhecimento para saber qual atividade mais serve para tranquilizar e relaxar.

Veja também: As razões que fazem do ato de respirar bem um benefício para o corpo

6. Durma bem

Um noite mal dormida pode gerar problemas de saúde

O indicado é dormir de 7 a 9 horas por noite (Foto: depositphotos)

Uma noite mal dormida pode acarretar no mau rendimento, no desgaste para o dia seguinte e ainda gerar alguns problemas de saúde.

Em matéria divulgada pelo portal BBC, especialistas revelaram que crianças entre 1 e 2 anos devem dormir entre 11 e 14 horas por dia, já as aquelas em idade pré-escolar (3 a 5) entre 10 e 13 horas.

Crianças em idade escolar (dos 6 aos 13 anos), o mais recomendado é dormir entre 9 e 11 por dia, enquanto os adolescente (14 a 17) devem descansar em torno de 10 horas diariamente.

Os adultos jovens (18-64) devem dormir entre 7 e 9 horas por dia e os idosos (65 anos ou mais entre 7 e 8 horas diariamente.

7. Faça exercício

Praticar exercício física combate o estresse, a ansiedade e a depressão

Caminhar é um exemplo de exercício que pode trazer bem-estar (Foto: depositphotos)

Praticar exercícios físicos é uma das melhores maneiras de combater o estresse, ansiedade e depressão, sendo uma ótima maneira de aumentar as sensações de felicidade e bom humor.

Além disso, a prática diária de exercícios físicos ainda ajuda a manter o peso, alivia dores constantes, melhoram a qualidade de sono, evita doenças crônicas, aumenta a energia e auxilia na saúde óssea e muscular.

8. Beba chás de ervas

Chás de ervas ajuda a relaxar e acalmar a mente e o corpo

Você pode investir em chás de camomila, cidreira e valeriana (Foto: depositphotos)

Existem algumas ervas que contêm propriedades capazes de combater diversos problemas de saúde, principalmente aqueles relacionas ao estresse e ansiedade, ajudando a relaxar e acalmar a mente e o corpo.

Invista em bebidas naturais e relaxantes como chá de camomila, erva cidreira, maracujá, valeriana, entre várias outras opções.

9. Ajeite sua postura

Uma má postura pode desencadear lesões na coluna, ombros e quadril

Pratique a postura correta quando estuda ou trabalha (Foto: depositphotos)

Uma má postura pode desencadear lesões na coluna, ombros e quadril, por exemplo. Fique sempre atento ao jeito como se senta ao estudar ou no trabalho.

“As crianças devem ser alertadas para evitar problemas futuros, mantendo uma boa postura para estudar, ver tv, carregar materiais e praticar atividades físicas, que é importante. Já aos adultos é indicado a prática da postura correta desde tarefas simples de casa, como escovar os dentes, passar roupa, pegar algo pesado, assistir tv e colocar os sapatos, até as atividades físicas. Os idosos precisam de tratamentos especializados, pois podem envolver problemas mais graves, como a escoliose, lordose ecifose.”, alerta a Central de Fisioterapia.

Veja também: Mude sua rotina: 6 remédios naturais para viver bem

10. Livre-se de vícios

Cuidado com o exagero em doces, uso de celulares, jogos e álcool

Afaste-se do vício em cigarro (Foto: depositphotos)

Afasta-se de qualquer tipo de compulsão, pois tudo em excesso pode trazer prejuízos. Cuidado com o exagero em doces, uso de celulares, jogos, álcool, entre outros. Se afaste também do consumo de cigarro e busque levar uma vida mais saudável.

11.  Reduza o estresse

Pratique exercícios físicos, durma melhor e diminua a ingestão de cafeína

Busque formas de aliviar o estresse (Foto: depositphotos)

O estresse é uma das doenças mais comuns nos tempos modernos. É essencial buscar formas para aliviar o problema para ser possível uma vida mais tranquila e saudável.

Pratique exercícios físicos, durma melhor, diminua a ingestão de cafeína, encontre um hobby, tire um tempo para lazer e realize tudo aquilo que traga sensação de bem-estar e felicidade.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.