11 benefícios do alho poró para saúde

Os benefícios vão desde prevenir doenças como AVC e câncer até mesmo ajudar no crescimento dos cabelos

Você conhece os benefícios do alho poró para a saúde? Nesse artigo você vai descobrir as 11 maiores vantagens do consumo desse vegetal, como utilizá-lo na cozinha, além de conferir receitas deliciosas. Veja isso e muito mais a seguir. Boa leitura!

O alho poró é um vegetal repleto de benefícios para a saúde. Parente das cebolas e do alho, essa opção natural é muito usada para saborizar e temperar a culinária de diversas regiões do planeta. Contudo, além do sabor, o alho poró é rico em nutrientes. 

Bastante consumido no Brasil e na Europa, as propriedades do alho poró conquistam muitas pessoas principalmente pelo sabor. A maiorias das pessoas que o consome, não sabem também que estão fazendo bem para o organismo. Entretanto, não é toda receita que mantém os benefícios do alho poró.

Confira aqui para que serve esse vegetal e como usá-lo da forma correta, aproveitando todos os seus benefícios e o seu sabor.

Para que serve o alho poró

O alho poró possui várias propriedades saudáveis e nutrientes para o organismo. Veja para que serve o consumo do alho poró para a saúde:

  • Previne doenças cardíacas
  • Regula a pressão arterial e o colesterol
  • É antioxidante
  • Ajuda a emagrecer
  • Faz bem para os olhos
  • Acelera o crescimento dos cabelos
  • Melhora o sistema digestivo
  • Previne doenças inflamatórias crônicas
  • Melhora a saúde na gravidez
  • Faz bem para a memória
  • Combate o câncer

11 benefícios desse alimento

Veja, com detalhes, cada um dos 11 principais benefícios do alho poró. Aprenda a usar esse vegetal para incrementar a sua saúde e, claro, o sabor da culinária caseira!

Um dos benefícios do alho poró para a saúde é combater catarata e degeneração celular

O alho poró tem sabor mais suave que o alho comum e serve para temperar receitas (Foto: depositphotos)

Previne doenças cardíacas

O alho poró possui substâncias antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam na prevenção de doenças do coração. Entre as principais doenças comuns que são prevenidas com o consumo deste vegetal estão a arteriosclerose, a hipertensão arterial, o infarto, a insuficiência cardíaca e o acidente vascular cerebral (AVC).

Além da capacidade antioxidante, o alho poró também ajuda a reduzir uma substância chamada homocisteína, que faz mal para o coração. Quando este aminoácido está presente no sangue em alta quantidade, ele altera os vasos sanguíneos e abre portas para várias doenças cardiovasculares.

Regula a pressão arterial e o colesterol

Como já citado, o consumo regular de alho poró ajuda o organismo a manter a pressão e o colesterol em níveis bons e equilibrados. Ao fornecer nutrientes e defesas para o sangue, além de ferro, o alho poró é muito bom para regular a pressão arterial.

Já as fibras presentes no alho poró são capazes de eliminar os excessos de colesterol e desacelerar a produção de colesterol pelo fígado. Isto porque possui substâncias antissépticas, que combatem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL).

Veja também: É hipertenso? Use a clara de ovo para tratar da pressão alta

É antioxidante

Já falamos também que o alho poró é antioxidante, mais ele consegue ser ainda melhor do que isso. Além de prevenir os danos oxidativos nas células (prevenindo doenças como câncer e Alzheimer), ele ainda diminui o envelhecimento precoce.

Rico em zinco e vitamina C, o consumo regular de alho poró reduz significativamente os efeitos dos radicais livres, que são os danos naturais causados pelo nosso próprio corpo com o passar do tempo.

Ajuda a emagrecer

O alho poró ajuda a controlar o apetite e é um grande aliado das dietas de emagrecimento para pessoas obesas ou com sobrepeso de risco.

Esse potencial se dá devido a uma substância chamada inulina, presente na composição do alho poró. Ela ajuda a regular hormônios relacionados à alimentação, colocando os controladores de apetite diretamente na corrente sanguínea.

Além disso, a inulina também é muito boa para aumentar a retenção de cálcio nos ossos. O cálcio é necessário para manter a saúde, força e firmeza da estrutura óssea, principalmente na terceira idade.

Faz bem para os olhos

A visão também é melhorada com o consumo do alho poró. O vegetal contém substâncias chamadas zeaxantina e luteína. Estes compostos protegem os olhos de doenças como catarata e degeneração celular.

Sendo assim, é um ótimo alimento para as pessoas que estão começando a entrar na fase idosa, pois ajuda na prevenção desse tipo de doença relacionada a idade.

Acelera o crescimento dos cabelos

O ferro presente na composição do alho poró é um ingrediente natural para o crescimento dos cabelos. Os folículos, constituídos de queratina, se alimentam do ferro no organismo, e a vitamina C (também presente) ajuda o corpo a absorver mais ferro ainda na alimentação.

Vale lembrar que a falta de ferro no corpo pode causar anemia, que é uma doença que causa queda de cabelo e enfraquecimento de unhas, pele e dentes.

Melhora o sistema digestivo

O alho poró é rico em fibras dietéticas e ácido fólico, ambas as substâncias fazem bem quando o assunto é digestão. Elas estimulam o fortalecimento dos órgãos do sistema digestivo, como estômago e intestino.

O alho poró ajuda na absorção dos nutrientes da alimentação e promove maior saciedade. Além disso, o vegetal ainda contém, prebióticos na sua composição. Prebióticos são conhecidos como “bactérias boas”. Elas estimulam a ação peristáltica e diminuindo os fluidos digestivos.

Previne doenças inflamatórias crônicas

Doenças inflamatórias crônicas como artrite reumatoide ou consequências da diabetes e obesidade podem ser prevenidas com o consumo de alho poró. Isto porque o vegetal contém polifenóis e kaempferol na sua composição.

Veja também: Remédios caseiros para aliviar os sintomas da artrite

Melhora a saúde na gravidez

O ácido fólico na composição do alho poró ajuda na saúde do início da gravidez. Essa substância auxilia na formação do tubo neural do feto nas primeiras 4 semanas de gestação. Isto impede que a criança se desenvolva com problemas na estrutura do sistema nervoso.

Além de garantir a saúde mental do feto, o consumo do alho poró durante a gravidez previne doenças como a anencefalia, lábio leporino, espinha bífida, doenças cardíacas e até mesmo a anemia na gestante.

Faz bem para a memória

O alho poró melhora a memória graças aos vários nutrientes que possui em sua composição. Entre os principais estão o magnésio, o ácido fólico e o fósforo. Sendo assim, há a melhoria na concentração, memória e capacidade do cérebro em processar informações.

Dessa forma, o alho poró é ótimo para estudantes e pessoas que precisam se concentrar. Use esse alimento ao seu favor quando estiver estudando para uma prova ou apresentação importante.

Combate o câncer

O alho poró é uma fonte de sulfatos de alilo. Esses compostos estão sendo comprovadamente tidos como uma substância que impede o crescimento de tumores, como o câncer.

Por isso, se você está passando por tratamento de câncer ou tumores em geral, ou mesmo é um ex-paciente dessas doenças, inclua o alho poró na sua alimentação.

O que é alho poró?

O alho poró pertence à família das cebolas e dos alhos, e os benefícios para a saúde que ele fornece são bem parecidos com o dos seus parentes. É conhecido por vários nomes, como alho-francês e até mesmo porro, mas o nome mais conhecido é mesmo alho poró.

O alho poró é um cilindro de folhas, que vai da coloração branca em uma ponta a verde-escuro na outra. O que mais se usa na culinária é a parte branca do vegetal (o talo), mas a parte verde também é bem apreciada e inclusive é ingrediente de bebidas alcoólicas e chás.

Entre os benefícios do alho poró para saúde está o controle da pressão arterial

O alho poró pertence à família das cebolas e dos alhos (Foto: depositphotos)

Possui sabor mais suave do que o alho comum e a cebola, sendo um ingrediente considerado delicado. Por isso que é tão apreciado pela gastronomia. Outra vantagem desse vegetal é que ele pode ser cultivado durante todo o ano, sem precisar de época de produção.

Contudo, para cada estação e clima existe uma maneira de cultivar e colher, o que maximiza a produção. O local ideal para plantar alho poró é um solo bem drenado, sem insetos e sem ervas daninhas.

Vale ressaltar que, após a explosão de programas de TV com o tema culinária, o alho poró era visto como um primo menos conhecido do alho comum. Contudo, hoje em dia, o alho poró está em pratos de alta gastronomia, o que deu um espaço especial para esse vegetal em receitas maravilhosas e saudáveis.

Veja também: Descubra como tirar cheiro de alho das mãos

Como usar o alho poró na cozinha

Não tem muito segredo. A parte ‘usável’ do alho poró é a parte branca e as folhas. Por isso, descarte logo a raiz, pois ela não serve para nada. Depois, separe a parte branca (talo do alho poró) e as folhas.

Corte o corpo do alho poró em rodelas. Essa é a parte que se usa em receitas e como tempero. As folhas você pode usar em sopas e caldos.

Aqui no Brasil não temos o hábito de usar o alho poró em bebidas, como no Egito, por exemplo. Mas você pode acrescentar 1 folha do alho poró em receitas de chá para dar mais nutrientes à bebida. Lembre sempre de lavar antes de colocar no chá.

Melhores receitas com alho poró

Achou mesmo que íamos falar de todos esses benefícios e não te dar algumas receitas deliciosas? Claro que não! Agora que você sabe que, além de delicioso, o alho poró é super saudável, corra para a cozinha. Vamos te ensinar receitas maravilhosas onde o ingrediente principal é o querido alho poró!

Creme de alho poró e couve-flor

Lave bem o alho poró e a couve-flor. Corte 1 couve em pedaços médios e cozinhe com água e sal de 10 a 15 minutos. Bata a couve-flor no liquidificador e reserve. Em uma panela refogue o 1 alho poró cortado em rodelas em 4 colheres de azeite. Quando estiver refogado, acrescente a couve batida e espere ferver. Depois tempere com sal e pimenta-do-reino.

O creme por si só já é bem gostoso, mas experimente comê-lo com torradas integrais ou mesmo pão integral. Fica uma delícia.

Arroz com alho poró

A receita de arroz com alho poró é igual à receita do arroz normal, só que você vai trocar a cebola e o alho por alho poró na hora de refogar.

Leve 2 xícaras de água para ferver. Em outra panela, coloque 1 colher (de sopa) de azeite e 1 talo de alho poró cortado em rodelas. Refogue até murchar. Tempere com sal e depois acrescente 1 xícara de arroz. Mexa bem até que o azeite envolva todos os grãos (para eles ficarem soltinhos no final).

Adicione a água fervente (que você levou para ferver antes da receita em si). Mexa bem e deixe o arroz cozinhar em fogo médio e sem tampar. Assim que a água chegar no nível do arroz, tampe parcialmente a panela.

Quando começar a estalar, quer dizer que a água secou. Tampe a panela e deixe por mais 5 minutos, para cozinhar no próprio vapor. Depois está pronto.

Vale lembrar que o arroz integral é o melhor arroz para a alimentação humana, mas ele leva mais tempo para cozinhar do que o arroz comum.

Filé suíno com alho poró

Em uma panela, adicione 4 colheres (de sopa) de azeite e espere esquentar. Some 3 medalhões de filé suíno e deixe dourar 10 minutos de um lado e de outro. Depois adicione ½ cebola picada, 50 ml de molho shoyu, 50 ml de água natural e espere reduzir.

Assim que reduzir, adicione 1 xícara de alho poró cortado em rodelas, 1 colher (de chá) de amido de milho e mais 50 ml de água e de shoyu. Espere reduzir e pronto. Uma carne deliciosa, que pode acompanhar arroz integral e uma salada colorida.

Veja também: A saudável coxinha à base de farinha de arroz, inhame e bata-doce

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.