10 receitas de remédios caseiros que vão regular seu intestino

A prisão de ventre ou constipação é um problema comum que causa um enorme desconforto, deixando a pessoa indisposta para realizar as atividades diárias. Este problema pode ter diversas causas, como: genética, pós-cirurgias, problemas em utilizar o banheiro fora de casa e em viagens, gravidez, pós-parto. Muitas pessoas usam remédios químicos (os laxantes) para auxiliar neste problema, mas você sabia que existem várias receitas naturais que estimulam o funcionamento intestinal?

Remédios caseiros para a prisão de ventre

Foto: Reprodução

Confira a seguir 10 receitas de remédios caseiros que vão regular seu intestino:

Receitas de “laxantes” caseiros

1. Laranja e mamão

Espremer duas laranjas, colocar no liquidificador e acrescentar uma fatia de mamão formosa ou papaia junto com duas ameixas secas. Bater rapidamente. É recomendado tomar um copo em jejum e outro antes de dormir.

2. Abacaxi e mamão

Bater um pedaço de abacaxi no liquidificador com um copo de água juntamente a uma fatia de mamão formosa ou papaia. Tomar em jejum.

3. Abacaxi

Bater duas fatias grossas de abacaxi no liquidificador junto com meio litro de água. Se preferir, coe e acrescente açúcar e gelo a gosto. É recomendado tomar um copo uma hora antes do almoço e outro uma hora antes da janta. Essa receita rende dois copos.

4. Extrato (leite) de soja

Bater uma fatia de mamão junto com duas ameixas pretas sem caroços, uma laranja cortada com o bagaço, duas colheres (sopa) de farelo de trigo e 200 ml de extrato (leite) de soja. Se preferir, adoce com açúcar ou adoçante. É recomendado tomar preferencialmente em jejum.

5. Cáscara sagrada

Para preparar o remédio com cáscara sagrada são necessárias cinco colheres (sopa) de pó da casca de cáscara sagrada e uma garrafa de vinho branco. Colocar o pó no vinho e deixar “de molho” por dez dias. Após esse período, coar e beber um cálice antes de dormir, todos os dias, até que o funcionamento do intestino volte ao normal.

6. Gengibre

Adicionar uma colher (sopa) de gengibre junto com um litro de água em uma panela. Deixar ferver por aproximadamente oito minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e esperar o chá amornar. É recomendado tomar o chá várias vezes ao dia.

7. Figo

Para preparar a infusão são necessários cinco ou seis figos frescos e um litro de água. Ferver os frutos juntamente a um litro de água durante 15 minutos. É recomendado tomar a água durante a noite e comer os frutos (que foram utilizados no preparo da infusão) durante a manhã do dia seguinte, preferencialmente em jejum.

8. Linhaça

É recomendada a ingestão de cerca de duas colheres (sopa) de linhaça por dia, sendo da farinha, semente ou óleo. A linhaça pode ser consumida antes de dormir, no café da manhã ou no lanche da tarde. No caso de utilizar na forma de cápsulas, é importante verificar o rótulo, pois cada fabricante utiliza uma concentração diferente.

9. Ruibarbo

Colocar 20 gramas de rizoma seco de ruibarbo juntamente a 750 ml de água em uma panela. Deixar levantar fervura até perder cerca de 1/3 da água. Após esse período, coar e beber 100 ml de chá no início da noite, durante os dias necessários até que o intestino volte a funcionar normalmente.

10. Ameixas pretas

Colocar três ameixas pretas sem sementes em um copo de água. Amassar bem as ameixas. Tampar o copo e deixar a solução descansar durante toda a noite. Pela manhã, ferver a solução durante três minutos e beber em jejum. A polpa das ameixas cozidas também deve ser ingerida.

Outras dicas

Além dos remédios caseiros, inclua alimentos ricos em fibras (grãos integrais, folhas verdes e frutas) em sua dieta e lembre-se de beber bastante água durante o dia e movimentar o corpo.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.