10 passos para fazer uso da secadora de roupas corretamente

Apesar de parecer impossível, muita gente não utiliza o eletrodoméstico da forma correta, o que pode dificultar um pouco o processo de secagem das peças

As facilidades que o mundo moderno oferece na hora de cumprir com os afazeres domésticos funcionam como verdadeiros facilitadores. Na hora de lavar e secar as roupas, por exemplo, muita gente pode acelerar o processo de secagem através da utilização da secadora de roupas.

Mas, apesar de parecer impossível, muita gente não utiliza o eletrodoméstico da forma correta, o que pode dificultar um pouco o processo de secagem das peças. As dicas foram formuladas pela escritora Anna Shepard, e estão disponíveis no livro “Limpe e Arrume a sua Casa”, editado e publicado pela Publifolha.

Ah! Também é importante frisar que o consumo de energia elétrica também pode sofrer interferência. Para desfrutar de todas as vantagens do bom uso da secadora de roupas, basta prestar atenção as dicas:

10 passos para fazer uso da secadora de roupas corretamente

Foto: depositphotos

1ª dica

Para não danificar a roupa, antes de levá-la à secadora, preste atenção as indicações que estão na etiqueta do produto. Lycra, lãs e sedas muito delicadas são sensíveis ao calor e precisam de regulagem específica da secadora de roupas.

2ª dica

Para economizar tempo e acelerar o trabalho da secadora, antes de colocar as peças no eletrodoméstico, retire todo o excesso de água.

3ª dica

Antes de colocar as peças na secadora, logo depois de tirar o excesso de água, dê uma boa sacudida nelas. Isso vai ajudar a não formar aquelas marcas que serão fixadas ainda mais com a ação do calor da secadora.

4ª dica

Antes de colocar as roupas na secadora, é bom conhecer a capacidade do utensílio. Por isso, vale a pena consultar o manual de instruções para saber o exato peso recomendado de roupas por programa. Além de otimizar o uso, você vai evitar problemas e danos no equipamento.

5ª dica

Peças que ficam na secadora por muito tempo saem enrugadas demais. Nesse caso é bom ficar de olho para não danificar as peças. Caso isso aconteça, o recomendado é colocar uma toalha molhada na secadora e ligá-la.

6ª dica

Na hora de retirar as peças da secadora, preste atenção se não deixou escapar nenhuma peça menor, assim como lenços e meias.

7ª dica

Caso você tenha crianças em casa, é bom ficar de olho. Pois a secadora pode representar perigo para elas, caso manuseada da forma errada. Como os pequenos são sempre curiosos, vale a pena ficar atento para que eles não cheguem perto enquanto a máquina trabalha.

8ª dica

A manutenção do equipamento garante o bom funcionamento, além de evitar possíveis acidentes. Ao fim de cada ciclo de uso, preste atenção a borda frontal do tambor. Ela pode acumular pequenos fiapos que podem representar risco de fogo a medida que forem acumulados. Também limpe regularmente o filtro em volta da abertura.

9ª dica

Quando não estiver usando a secadora, a indicação é deixar a tampa fechada, desligá-la e retirar o plugue da tomada. Isso ajuda a prevenir o risco de acidente elétrico e garante a segurança das crianças.

10ª dica

A cada três meses, limpe a parte interna e externa do seu equipamento. Para isso, use um pano umedecido com água morna e sabão. Já a parte externa, um pano levemente umedecido é o suficiente.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.