10 passos magníficos para limpeza do escritório de casa

Deixe o ambiente mais higienizado, cheiroso e com um clima agradável, que pode até contribuir para uma melhoria na realização dos trabalhos

Vez ou outra nos deparamos com tanto trabalho que é necessário levarmos algum material para casa para concluirmos o expediente. Neste sentido, sempre separamos um lugar na casa para atender estas necessidades, seja em um cômodo inteiro ou apenas uma escrivaninha. Então, como se trata de um ambiente onde requer atenção, é preciso também ter cuidado com relação a limpeza.

Sabendo desta necessidade, Anna Shepard dedicou páginas do livro “Limpe e Arrume sua Casa” para ensinar como fazer uma limpeza rápida e eficaz em seu escritório.

Assim, você deixa o ambiente mais higienizado, cheiroso e com um clima agradável, que pode até contribuir para uma melhoria na realização dos trabalhos. Ao todo são 10 dicas que podem ser colocadas em prática de forma semanal.

10 orientações para limpar o escritório

10 passos magníficos para limpeza do escritório de casa

Fotos: depositphotos

1. Deixe o ambiente arejado

Abra todas as janelas e portas que estão ao redor do escritório. Esta ação é importante para que o ar possa circular por dentro do ambiente, renovando o ar da sala e contribuindo para a não formação de mofo ou outros agentes alergênicos. Caso seja possível, seria interessante acender uma vela perfumada no local ou usar um produto aromatizador.

2. ‘Cada um no seu quadrado’

Quando se está trabalhando em casa, tarde da noite, é comum prepararmos café para nos manter acordados. Porém, as vezes esquecemos de retirar as xícaras e pratos da escrivaninha. Por isso, retire todos os objetos que não fazem parte deste ambiente, para deixar tudo organizado.

3. Dê uma geral na escrivaninha

Depois que retirar tudo o que não pertence ao escritório, é hora de dar uma geral em toda a papelada, estojos e uma série de outros objetos que são comumente encontrados na escrivaninha. Assim, guarde os livros nas estantes, empilhe os documentos, organize as canetas e lápis etc.

4. Limpe a escrivaninha

Assim que tudo estiver em seu devido lugar, é hora de limpar a escrivaninha. Passe na mesa um pano úmido com um pouco de detergente, essa mistura é ideal para retirar manchas e marcas.

5. Limpe o teclado

Balance o teclado do computador ou do notebook de cabeça para baixo, com o intuito de eliminar a poeira e os resíduos de comida que se acumulam entre as teclas. Depois passe um pano de microfibra úmido, retirando a sujeira e as marcas de dedos.

6. Cuida da tela do computador

Para limpar a tela do computador, você pode utilizar um pano de microfibra úmido ou um algodão também úmido. Passe na tela seguindo uma única orientação e deixe que ela seque por ela mesmo.

7. Limpe o telefone

Semanalmente, você pode usar um pano de microfibra para limpar a tela de seu celular. Mas, uma vez por mês é interessante passar um pano umedecido com desinfetante.

8. Atenção com os cabos e fios

Verifique se os cabos, fios e tomadas estão escondidos. Isto porque, além de ser perigoso por se tratar de algo que passa corrente elétrica, o amontoado dessas peças podem atrapalhar a passagem.

9. Limpe a cadeira

Se a cadeira for de estofado, um pano úmido já pode resolver o problema, pois ele consegue retirar a poeira e outros elementos que podem cair neste móvel. Contudo, se for de pano, a cadeira deve ser limpa com um pano seco ou um aspirador.

10. Passe o aspirador

O aspirador ou a vassoura podem ser seus amigos na hora da faxina no escritório, pois vão servir para limpar o chão. Dê preferência aos lugares onde há mais trânsito de pessoas, como a porta e próximo a mesinha.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.