Ziam – O amido que emagrece!

Muitas pessoas buscam uma alternativa à clássica farinha de trigo branca, com o objetivo de…


Muitas pessoas buscam uma alternativa à clássica farinha de trigo branca, com o objetivo de preparar receitas mais saudáveis e que tragam mais benefícios à saúde. A novidade é o ziam, um amido resistente derivado do milho, sem glúten e que garante possuir apenas 25% da quantidade de calorias da tradicional farinha de trigo.

Disponível em farmácias de manipulação, o ziam é indicado pelos fabricantes para substituir parte da farinha adicionada no preparo de receitas como cookies, torta, panqueca, pão de queijo e bolo. A seguir, veja os benefícios proporcionados pela ingestão diária de apenas uma colherada deste amido.

Ziam - O amido que emagrece!

Foto: Reprodução


Os benefícios do ziam

  • Auxilia no processo de emagrecimento, pois favorece a sensação de saciedade em um curto intervalo de tempo. De acordo com a empresa Galena, alguns estudos apontam que, após o consumo deste amido, a fome não surge por até 14 horas, o que ajuda a evitar a compulsão alimentar;
  • Diminui a ingestão de calorias em 25%;
  • Evita a diabetes;
  • Graças à quantidade de fibras presente no ziam, ele regula todo o funcionamento intestinal através da eliminação das toxinas do organismo;
  • Reduz a quantidade de açúcar no sangue, o colesterol “ruim” (LDL) e o risco de doenças cardiovasculares;
  • Pode substituir até 20% de qualquer tipo de farinha convencional, sem alterar o sabor e a aparência dos alimentos, ou pode ser acrescentado à salada de frutas ou vitaminas. No preparo de pratos salgados ou doces, também pode eliminar uma parte das farinhas de mandioca, milho ou outras.

Ziam x farinha de trigo

O consumo excessivo da farinha de trigo convencional, a branca, pode favorecer a diabetes, a obesidade e outras doenças crônicas. Devido ao processo de refinamento do trigo, o alimento perde grande parte das propriedades nutricionais.

Em geral, quando os alimentos contendo farinhas são consumidos, transformam-se em açúcar e liberam rapidamente insulina na corrente sanguínea. Dependendo do alimento, este processo pode acontecer repetidas vezes no decorrer do dia, o que é extremamente prejudicial ao organismo, como as alterações na dosagem de açúcar no sangue.

Como consumir o ziam?

Além de poder ser utilizado para substituir parcialmente as farinhas convencionais nas receitas, o ziam pode ser polvilhado sobre a salada de frutas ou adicionado a vitaminas. Além disso, quem preferir também pode consumir o amido puro, com a quantidade sugerida de 5g a 10g ao dia, o que corresponde a uma ou duas colheradas.


Reportar erro