Xô micróbios: aprenda a higienizar corretamente a esponja de prato

Por mais que a esponja seja feita para limpar, ela pode ser um ambiente de proliferação de bactérias caso não seja higienizada da maneira adequada


Por mais que a esponja seja um objeto feito com o intuito de limpar, o objeto pode ser um verdadeiro ambiente de proliferação de bactérias caso não seja higienizado e guardado da maneira adequada.

Alguns especialistas afirmam que a esponja pode conter mais bactérias que a privada, ralo da pia ou cesto de lixo. Mas não se assuste, pois existem formas apropriadas de lavar uma esponja e evitar que ela vira um verdadeiro ninho de bactérias.

Como limpar esponja de cozinha

Após de lavar a louça, retire toda a espuma da esponja enxaguando-a em água corrente. Depois que a espuma for completamente retirada, torça bem o objeto e guarde-o em um lugar seco, de forma que seja possível escorrer o restante da água que ficou nele.

Xô micróbios: aprenda a higienizar corretamente a esponja de prato

Foto: depositphotos


Em hipótese alguma deixe a esponja sobre o sabão em recipientes que não permitam o escoamento de água. Também não coloque sob a pia. Uma dica importante é deixar a esponja secando sobre o escorredor de louças.

Outra ótima maneira de livrar a esponja das bactérias é levando o objeto até o forno micro-ondas. Mas esse procedimento só deve ser feito naquelas que não contêm partes metálicas.

Molhe a esponja e não deixa que ela seque, mas tome cuidado com as que possuem o material de plástico, pois elas podem derreter no aparelho. Coloque uma toalha de papel debaixo da esponja. Coloque-a no micro-ondas de um a dois minutos. Grande parte das bactérias vivas são eliminadas com esse tipo de método.

Quando o tempo acabar, retire a esponja do micro-ondas e deixa-a esfriando em um local arejado e seco. Não esprema o objeto antes que ele resfrie para não causar nenhum tipo de queimadura.


Reportar erro