Wasabi e sua potente ação contra doenças

Wasabi é rico em diversos minerais e vitaminas, que são essenciais para o organismo humano e que ajudam a prevenir algumas doenças, à exemplo do câncer.


Queridinho dos japoneses, o vegetal de nome wasabi pertence à família das crucíferas, é uma “prima” do  couve e do brócolis. Possui folhas de cor verde escuro e que chegam a 15 centímetros de tamanho, já suas flores são brancas e pequenas. A única parte comestível da planta é a raiz, muito usada na culinária do Japão em forma de pasta e serve para acompanhar o peixe cru.

O wasabi é uma fonte de benefícios à saúde humana. Levando em consideração as suas propriedades, podem atuar na prevenção e no combate a doenças que afetam o organismo humano, como o câncer. Por essa razão, é um alimento difundido por muitos países e não só acompanha o sushi como também é utilizado em outras receitas.

Neste artigo vamos conhecer as propriedades do wasabi e quais são os benefícios que essa planta garante à saúde humana.

Propriedades do wasabi

  • Anti-infamatório;
  • Anti-microbiano;
  • Antioxidante;
  • Rico em ferro;
  • Possui um alto nível de vitamina C;
  • Excelente fonte de cálcio;
  • Possui fibras;
  • Além de deter grandes quantidades de magnésio, fósforo e potássio.
Wasabi e sua potente ação contra doenças

Foto: Reprodução/ internet

Benefícios do wasabi

Por ser um agente anti-inflamatório, o wasabi é indicado em casos de ferimentos, infecções, lesões, e outras situações parecidas com essas já descritas que podem ocasionar problemas envolvendo inflamações.  Outra atuação referente a essa propriedade é a capacidade de curar infecções no estômago ou no intestino. Além de acabar com as bactérias nocivas ao organismo, responsáveis por gripes ou asmas.


A habilidade anti-microbiana que a planta possui lhe permite ser uma exterminadora de bactérias. Por essa razão é utilizada como acompanhamento de peixes crus, visto que por não estarem cozinhados e nem assados possuem muito desses micro-organismos. Outro exemplo de atuação contra as bactérias é na prevenção de cáries, uma vez que o wasabi possui uma substância chamada de isotiocianatos, responsável por essa defesa.

Com o poder antioxidante o wasabi é capaz de acabar com radicais livres que são responsáveis pelo surgimento de cânceres, sendo assim capaz de prevenir a manifestação dessa perigosa doença. Além de evitar a formação de coágulos no sangue, que ao se desenvolverem podem resultar em uma trombose.

Por ser rico em ferro é um excelente alimento que ajuda na prevenção e combate a anemia. Já por possuir um alto teor de vitamina C protege o sistema imunológico, deixando o corpo ainda mais saudável.

Quem pensa que os benefícios acabaram está enganado! O wasabi ainda possui cálcio, um mineral importantíssimo para a manutenção de uma boa saúde nos ossos e de todos os outros tecidos do organismo. Além disso, a quantidade de fibras existentes na planta é o suficiente para prevenir problemas intestinais. Portanto, quem adere ao wasabi nas refeições pode garantir uma vida mais saudável e tranquila.


Reportar erro