Vulnerária – Benefícios e indicações de uso

Vulnerária, de nome científico Anthyllis vulneraria, é uma espécie de planta com flor que pertence…


Vulnerária, de nome científico Anthyllis vulneraria, é uma espécie de planta com flor que pertence à família Fabaceae. Existem várias plantas medicinais e, para cada problema que possa afetar a nossa saúde, um grupo de ervas e árvores pode auxiliar no tratamento de certo mal. Entre estas plantas estão as vulnerárias, um grupo que possui propriedades muito benéficas à nossa saúde em geral.

A vulnerária, também conhecida como trevo-areia, pertence a este grupo e é uma planta da família das leguminosas. Originária das regiões da Península Ibérica, Ilhas Baleares e Norte da África, esta planta possui as folhas e o cálice dos capítulos florais cobertos de pelos suaves, e as suas flores são de cor amarelada. O plantio da vulnerária se dá entre os meses de abril a julho.

Os princípios ativos desta planta incluem os taninos, saponinas e flavonoides. Neste artigo, saiba mais sobre as propriedades e os benefícios proporcionados pela vulnerária.


As propriedades da vulnerária

Vulnerária - Benefícios e indicações de uso

Foto: Reprodução

A vulnerária tem propriedade depurativa e cicatrizante. Esta erva perene de capítulos de flores vermelhas ou amarelas já foi, outrora, utilizada como remédio contra desordens renais. A Anthyllis vulneraria, planta da família das leguminosas e subfamília das papilionáceas, vem sendo bastante utilizada pelos ervanários tradicionais, tendo aplicação terapêutica no tratamento de contusões, feridas e queimaduras, além de estancar hemorragias.

Os benefícios e as indicações de uso

As vulnerárias são ervas que estimulam a recuperação de tecidos e, dessa forma, facilitam o processo de cicatrização. Elas contêm substâncias que atuam no aumento da produção de células da derme e outros tecidos, auxiliando na cicatrização de cortes e feridas. Devido às suas propriedades depurativa e cicatrizante, a vulnerária é indicada no tratamento de casos de feridas, úlceras, queimaduras, cirurgias com cortes e contusões.


Reportar erro