Você sabia que perdoar alguém faz bem a saúde?

O ato de perdoar, além de ser algo recomendado pelas Escrituras Sagradas, também atua em favor do bem-estar


Sabe aquele problema mal resolvido com o amigo ou algum familiar que acabou gerando uma discórdia maior? Pois bem, ele pode trazer consequências não benéficas para a sua saúde.

O ato de perdoar, além de ser algo recomendado pelas Escrituras Sagradas, também deve ser tomado como via de regra em favor do próprio bem-estar.

O que traz fundamentos para essa afirmação é que os sentimentos ruins deixam as pessoas doentes. Mas isso não é falado por qualquer pessoa. Por traz dessa afirmação existe um embasamento científico, que comprova cada reação do corpo para com aquela mágoa guardada.

Você sabia que perdoar alguém faz bem a saúde?

Foto: depositphotos

Estudo científico

De acordo com o pesquisador Robert Enright, cofundador do International Forgiveness Institute, perdoar uma pessoa não é fácil. Isso porque, o processo de perdão é um caminho que começa sempre pela dor e pelo reconhecimento, ou seja, mexendo diretamente com o ego das pessoas, a mágoa, tristeza e revolta.


Enxergar as pessoas como seres humanos falhos é um passo bastante importante no processo de perdoar alguém. Tire por si mesmo: ninguém é perfeito ao ponto de ser dono da verdade ou exemplo de conduta pessoal a ser seguido. As pessoas têm fraquezas e não devem ter vergonha de reconhecê-las.

Sobre esses pontos, o pesquisador listou quatro frases que podem ajudar no processo do perdão. Lembrando que, se ver livre desse problema, vai ajudar não só no seu relacionamento social, como também na manutenção da sua saúde. Vejam quais são esses pontos:

  1. Reconhecimento da raiva, considerando a sua influência na forma de viver e sentir;
  2. Decidir perdoar, a partir de dentro e no tempo de cada um;
  3. Trabalhar o perdão desenvolvendo empatia e compaixão;
  4. Descobrir e libertar­-se da prisão emocional.

Consequências do perdão para a saúde

Depois de tudo que foi falado até agora, se você ainda não foi convencido de que o perdão pode ajudar a você viver melhor, chegou a hora de enumerar os benefícios que o ato pode trazer para a sua vida. Eles vão desde acalmar os nervos até o melhoramento da autoestima.

Ponto a ponto, vejam quais são os benefícios trazidos pelo perdão: Maior conexão e intimidade entre as pessoas, relaxamento do corpo e dos nervos, melhora do sono, combate a ansiedade, aumenta a sensação de segurança e autoestima, trabalha a imunidade, previne doenças cardíacas e amadurece o lado psicológico.


Reportar erro