Você sabia que a cerveja faz bem a saúde? Confira

Ter a autorização de um médico para tomar uma cerveja era tudo que você estava precisando ouvir. O álcool moderado é ótimo para aumentar o colesterol bom


Ter a autorização de um médico para tomar aquela cervejinha, talvez, fosse tudo que você estava precisando ouvir.

Duas pesquisas feitas pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, mostraram que consumir o álcool, de maneira moderada, pode ajudar a aumentar o colesterol e fazer muito bem para a saúde cardiovascular.

Mas provavelmente você deve estar se queixando sobre “desde quando ter o colesterol alto é algo saudável?” Por isso, primeiro vamos entender quando ter um índice alto de colesterol pode ser algo prejudicial ou não para a saúde.

Você sabia que a cerveja faz bem a saúde. Confira

Foto: Pixabay

Colesterol bom x colesterol ruim

A princípio vamos entender a diferença entre o LDL (Low-density lipoprotein) e HDL ( High-density lipoprotein). É aconselhável manter os níveis do primeiro sempre baixos, pois eles aumentam significativamente o risco de várias doenças no sistema cardiovascular.

É ele o responsável por “transportar” o colesterol, levando-o até o fígado para que seja absorvido. Mas altos índices de LDL, conhecido como “colesterol ruim”, podem acabar se acumulando nas artérias e causando vários tipos de danos.


Já o HDL pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular. São essas taxas que irão ajudar a eliminar o excesso do colesterol presente no seu organismo. Ou seja, ter níveis de HDL mais altos faz bem para a saúde e, de quebra, ajuda a reduzir o LDL.

O álcool pode aumentar o colesterol bom

O álcool pode ser uma ótima maneira de ajudar a elevar esse “colesterol do bem”. Mas é claro, o segredo para o sucesso é saber usar o ingrediente de forma moderada.

O indicado para homens com mais de 50 anos é nada mais que 700ml de cerveja por dia. Homens mais velhos e todas as mulheres não devem consumir mais do que essa dosagem diária.

Outros tipos de bebidas podem ajudar a aumentar os níveis de triglicerídios, como o vinho e o licor. Procure beber, no máximo 125 ml por dia.

O consumo do álcool em excesso pode trazer grandes males para a saúde, como aumento na gordura do fígado ou danos cerebrais, circulatórios e dependência.

Por isso, beber 12 latas de cerveja no final de semana para compensar o que não bebeu durante a semana, não adianta. Isso só irá surtir um efeito contrário e acabar gerando um grande mal para o organismo.


Reportar erro