Métodos fáceis de acabar com o ácaro

Saiba como acabar com o ácaro e assim se livrar de doenças ocasionadas por esse microorganismo. Limpeza em casa e no cão está entre as recomendações.


Você já ouviu a expressão “dormindo com o inimigo”? No caso dos ácaros, você dorme, come, brinca e até faz carinho. Esses aracnídeos microscópios são seres que se povoam muito rápido, uma vez que pelo seu tamanho minúsculo são raramente perceptíveis ao olho humano. Possuem cerda de 48 mil espécies e, a domestica, é a responsável por problemas respiratórios nos humanos.

Mesmo sendo muito pequenos, os ácaros provocam reações incalculáveis à saúde das pessoas, atacam o sistema respiratório e causam crises alérgicas. Por se alimentarem de partículas mortas de peles humanas, vivem em locais onde possam achar facilmente sua comida, como colchões, travesseiros, cortinas, ursos de pelúcia, entre outros.

Como evitar os ácaros?

Algumas dicas devem ser levadas em consideração quando o assunto é não oferecer a oportunidade para os ácaros se desenvolverem:

  • Mantenha a casa arejada;
  • Ponha colchões, travesseiros e ursos de pelúcia no sol;
  • Se tiver animais em casa, os mantenha limpos;
  • Aposente as vassouras e os espanadores, dê preferência ao aspirador de pó;
  • Evite a umidade em excesso;
  • Lave sempre roupas que estavam há muito tempo sem uso;
  • Evite manter flores tanto artificiais quanto naturais em casa;
  • Troque o forro da cama semanalmente;
  • Use capa de proteção para colchões e travesseiros;
Ácaros provocam reações incalculáveis à saúde das pessoas

Foto: Pixabay

Dando um fim no ácaro com vinagre

Receitas caseiras são colocadas em práticas para acabar com os múltiplos ácaros que estão impregnados nos nossos objetos pessoais. De acordo com especialistas, a mistura de 200 ml de vinagre de vinho branco em quatro litros de água serve como uma solução acaricida.


Para obter êxito nessa receita, basta diluir o vinagre na água. Molha-se uma escova na solução e escova-se as regiões afetadas. Se preferir, pode usar o líquido dentro de um pulverizador e aplicar a substância. O que garante a funcionalidade do agente é o ácido acético do vinagre.

Potencializando o veneno

Se você acredita que o vinagre com água não é suficiente, experimente misturar 400 ml de vinagre com 400ml de álcool. Ao unir essas duas substâncias, aplique nos locais afetados. Espere duas horas e use o aspirador de pó, a fim de retirar os ácaros mortos.

Limpeza no guarda-roupa

Em um dia de sol, retire tudo do guarda-roupa e ponha as peças expostas aos raios solares. Enquanto isso, prepare uma solução com as seguintes medidas: 800 ml de água, 200 ml de vinagre e 20 gotas de óleo essencial de melaleuca. Molhe um pano nessa substância e passe em todas as partes do guarda-roupa. Deixe-o de portas e gavetas abertas até secar, depois é só colocar tudo de volta nos seus devidos lugares.

Limpando o animal de estimação

Outra forma de eliminar a possibilidade de criar ácaros em casa é fazendo uma limpeza no animal de estimação. Caso o bicho tenha todos os direitos dos humanos na sua casa, como dormir em camas ou usar o sofá; a dica é limpar as patinhas dele depois de um passeio.

O uso de um lenço umedecido, sabão neutro ou até mesmo o detergente são opções para realizar essa limpeza, evitando o risco de aparecimento de ácaros e sem tirar as regalias do seu amigo de quatro patas.


Reportar erro