Veja a forma correta de como escolher berinjela na hora da compra desse fruto

O consumidor deve observar alguns detalhes na hora de comprar berinjela. Veja as dicas neste artigo


A berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae originária da Índia, facilmente cultivada nos trópicos. Rica em água e antioxidantes, a berinjela ajuda a prevenir doenças do coração e reduz o colesterol. O alimento é bastante versátil, podendo ser utilizado em diversas receitas, como refogados, lasanhas, pizzas e saladas.

Para aproveitar por completo os benefícios proporcionados pelos frutos, é necessário saber escolher os melhores exemplares na hora de ir à feira ou ao supermercado. Não sabe como escolher berinjela? Confira algumas dicas neste artigo.

Como escolher berinjela

Ao chegar à prateleira do supermercado ou da feira, o consumidor deve observar se a berinjela está com a casca lisa na cor roxa uniforme, bem intensa e brilhante. Sinta o fruto levemente com as mãos, verificando se ele está bem firme. As grandes costumam ser amargas, fibrosas e ter muitas sementes. O caule deve ser de cor verde.

Veja a forma correta de como escolher berinjela na hora da compra desse fruto

Foto: depositphotos

Evite os alimentos que estejam com manchas, cicatrizes, furos ou hematomas. As berinjelas também não devem possuir amassados ou estar murchas.


Para saber se o fruto está maduro, basta fazer uma ligeira pressão com os dedos. Se ficar uma marca, é porque a berinjela está madura.

Se você armazenar o alimento fora da geladeira, ele dura cerca de 2 dias em local arejado; já na gaveta dentro da geladeira não deve passar de 3 dias, pois ficará murcha e amarga.

Benefícios da berinjela

A berinjela contém cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e B5. Confira a seguir os benefícios proporcionados por este alimento:

  • Pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, graças à presença da antocianina, um antioxidante presente na casca da berinjela;
  • É fonte de ácido fólico, podendo atuar na prevenção da anemia;
  • Com poucas calorias, é um excelente alimento para os adeptos de dietas;
  • Graças ao antioxidante nasunina, a berinjela pode ajudar a reduzir o colesterol ruim;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Controla os níveis de colesterol no sangue.

Para manter as suas propriedades, recomenda-se que a berinjela seja consumida grelhada, assada ou cozida.


Informar erro