Vegetais com mais proteínas para vegetarianos

Ao inverso do que se pensa, o consumo de proteínas não exige alimentos de origem animal. Conheça alguns dos vegetais que mais possuem esse nutriente.


Provavelmente, todo vegetariano ou vegan (pessoas que procuram excluir toda a forma de exploração animal), já ouviu a célebre frase: “mas como você vai sobreviver sem proteína?”. Calma lá, porque apesar de ser óbvio que alimentos de origem animal possuem um número mais elevado de proteínas, isso não exclui o fato de que alguns vegetais também têm esse nutriente, e em doses suficientes.

Segundo estudos, a ingestão diária de proteínas deve estabelecer cerca de 10% a 15% das calorias da dieta. Ou seja, se você possui uma dieta de duas mil calorias, cerca de 200 calorias devem ser de proteínas e o restante, de carboidratos e gorduras. Deve-se ater ao fato que o organismo também tem a necessidade de consumo de outros nutrientes essenciais, como a vitamina B12, ferro e ômega-3, para não ter problemas. Para mostrar que é possível atender a demanda do nosso organismo sem a utilização de nenhum alimento de origem animal, segue uma lista com alguns dos vegetais mais ricos em proteínas.

Chia

Essa semente possui um índice elevado de proteínas, cerca de 16,54 gramas, além de fornecer mais força e resistência para quem consome.

Espinafre está entre os vegetais ricos em proteínas e indicados para os vegetarianos

Foto: Pixabay

Espinafre

Apenas meia xícara desse alimento já possui três gramas e meia de proteína.

Ervilha

A ervilha conta com cerca de 5,24 gramas desse nutriente, mais do que o leite possui. Pode ser consumida do jeito tradicional ou como sopas ou pastas.


Grão de bico

Quando cru, seu teor proteico é de 19,30 gramas. Mas quando cozido, cai para 8,86 gramas. Mas não há a necessidade de cozinhar, uma vez que existe farinha derivada desse grão. Além disso, é rico em magnésio e potássio também.

Feijão

É claro que o feijão estaria nessa lista. Além de uma fonte incrível de ferro, oferta cerca de oito gramas de proteína quando cozido. Os tipos que mais possuem esse nutriente são o preto e o vermelho.

Cacau em pó sem açúcar

Sim, o delicioso cacau em pó oferece aproximadamente 19,60 gramas de proteínas. O modo de preparo é bem abrangente e vai desde bolos, mousses e pudins a brigadeiros e bebidas quentes. Use a imaginação.

Soja

A queridinha dos vegans e vegetarianos não é a escolhida à toa. Existem milhares de formas de consumi-la, e seu percentual de proteína varia muito por isso. Mas possui uma quantidade significável para uma boa dieta.

Spirulina

A spirulina é uma cianobactéria, e assim como as algas, apresenta um valor bem elevado de proteínas, nesse caso, por volta de 57,47 gramas com ela seca. Além disso, fornece diversos minerais e vitaminas. No entanto, é bem difícil encontrar para comprar.

Outros vegetais como batata, brócolis, couve de Bruxelas, gergelim, quinoa, nozes, arroz, cogumelos, abacate, trigo e centeio também fornecem proteínas em boas quantidades para o organismo.


Reportar erro