Vai comprar abacate? Então você precisa dessas dicas para escolher o melhor fruto

Para não errar na escola do abacate, fique atento (a) a essas dicas infalíveis e tenha sempre em casa os melhores frutos


O abacate é uma excelente fonte de ácido fólico, vitamina muito importante, principalmente para as gestantes. Além disso, ele possui fibras, vitamina C e potássio. Por conta das suas propriedades, o abacate pode ainda controlar o colesterol ruim e prevenir doenças cardíacas.

Mas nem todo mundo sabe escolher abacate. Muitas vezes ele está duro demais ou maduro em demasia. Para não errar na hora de comprar abacate, fique atento a essas dicas infalíveis e tenha sempre em casa os melhores frutos.

Escolhendo abacate

Primeiro passo

Pegue a fruta na mão e aperte. Se estiverem muito moles não compre, pois vai se estragar rápido. Porém, se você for consumir de imediato como uma vitamina, vale a pena arriscar, principalmente se o preço estiver bom. Em contrapartida, se o abacate estiver muito duro, também o evite pois há grandes chances de o mesmo ainda está verde e aguado.

Segundo passo

Esse truque é incrível: com a unha, tente retirar o botão que segurava a haste do fruto. Se o botão estiver muito duro, é sinal que o abacate está verde demais. Se ele sair com facilidade e o miolo da fruta aparecer verdinho, significa que a fruta está no ponto. Já se o botão sair com facilidade, mas o seu miolo estiver escuro, não compre, pois há grandes chances do seu interior já está apodrecendo.


Tipos de abacate

Abacate Antilhan

Esse é o tipo de abacate mais comum no Brasil e em outros países das Américas do Sul e Central. As características identificáveis do Antilhan são: pedúnculos curtos, casca lisa na cor verde ou verde amarelado e sua polpa apresenta-se bem desprendida do caroço, que é grande.

Abacate Guatemalense

Essa espécie é mais comum nas regiões altas da América Central. Entre as características dele estão: pedúnculo longo, casca espessa e rugosa. O caroço é pequeno e a polpa é presa a ele.

Abacate Mexicano

Como o próprio nome já diz, esse abacate encontra-se nas regiões mais altas do México e na Cordilheira dos Andes. Ele tem o pedúnculo curto e é a menor espécie. Sua casca é lisa e fina e seu caroço é grande. Por conta de onde ele é cultivado, o abacate mexicano é bem resistente ao frio.

Como armazenar abacate?

Você pode comprar abacate ainda verdoso e esperar que o mesmo amadureça em temperatura ambiente. Já se você escolheu o abacate “no ponto”, guarde-o na geladeira para maior durabilidade. Ao abrir procure consumi-lo na hora, mas se quiser armazenar para depois, enrole-o em um plástico filme para que ele não escureça.


Informar erro