Vagem – Benefícios e propriedades

De sabor suave e bem agradável, a vagem é uma leguminosa (da família dos feijões,…


De sabor suave e bem agradável, a vagem é uma leguminosa (da família dos feijões, lentilhas e grão de bico) rica em uma série de vitaminas e nutrientes, proporcionando muitos benefícios à nossa saúde em geral.

Vagem – Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Com o passar do tempo e por uma série de fatores, a nossa pele começa a envelhecer e a apresentar sinais de expressão. Muitos recorrem aos vários produtos cosméticos disponíveis no mercado com o objetivo de retardar e/ou amenizar essa condição, mas você sabia que a vagem, bastante conhecida na nossa culinária, é um poderoso antioxidante natural?

Assim como o quiabo, espinafre e outros legumes de folhas de cor verde escuro, a vagem possui, em sua composição, a luteína, um tipo de carotenoide da classe das xantofilas, que dá a pigmentação amarelo-esverdeada de determinados vegetais. Esta substância possui efeito antioxidante, protegendo as células dos efeitos nocivos provocados pela ação dos radicais livres e, consequentemente, reduzindo o risco de certas doenças crônicas degenerativas.

Disponível o ano inteiro, a vagem é uma adição nutritiva a qualquer refeição. Antes de cozinhá-la, lave-a bem em água limpa e remova as pontas com uma faca ou com as mãos.


As propriedades e os benefícios da vagem

Muito nutritiva

Com relação às propriedades nutricionais, a vagem apresenta quantidades significativas de fibras, ácido fólico e ferro, além de potássio, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e fósforo. Alguns destes elementos auxiliam na melhora do funcionamento do intestino (e outros processos gastrointestinais) e na prevenção da diabetes, já que as fibras regulam a quantidade de açúcar no sangue.

Além disso, os elementos presentes neste alimento são benéficos para gestantes e para evitar doenças como a anemia.

Poucas calorias

A vagem é um dos legumes que possuem baixo teor calórico. Isto ocorre por causa das proteínas e do hidrato de carbono presentes em sua composição.

Antioxidante natural

A vagem é um poderoso antioxidante natural, combatendo o envelhecimento precoce da pele. Este alimento contém luteína, uma substância que, segundo estudos realizados, é uma grande aliada no combate aos radicais livres. Além de fazer bem para a pele, a luteína ajuda na prevenção de uma série de doenças crônicas e degenerativas, como câncer, catarata e outras doenças.


Reportar erro