Utilizando bem o chá do celião. Conheça bebida

O chá de ceilão é delicioso, mas para chegar ao ápice do seu sabor é preciso saber fazer a infusão da forma certa. Aprenda como utilizar bem esse chá


Original do Sri Lanka, que é um dos maiores produtores de chá do planeta, o chá de ceilão é um tipo de chá preto que tem cafeína na sua composição. É considerado caro, sendo que o cultivado nas terras altas do Sri Lanka é o de preço mais elevado. Essa bebida é bastante famosa pelo seu sabor característico e também pelos seus benefícios à saúde e à estética.

Benefícios do chá de ceilão

Sendo um chá preto, o chá de ceilão traz os mesmos benefícios que essa bebida. Ele reduz o risco de ataques cardíacos; tem poder cicatrizante, que ajuda em machucados como queimaduras e arranhões; previne o organismo de diversos tipos de câncer; fortifica os ossos e os dentes; reduz o inchaço causado pelas olheiras; pode ser usado no cabelo para escurecer e dar brilho aos fios; e, ademais, uma pesquisa feita na University College London em 2006 indicou que ele ajuda a reduzir o estresse.

Utilizando bem o chá do celião

Foto: Depositphotos


Como fazer o verdadeiro chá de ceilão

Antes de mais nada, confira a qualidade do chá de celião que você vai comprar. O verdadeiro é aquele original do Sri Lanka, onde ele cresce, é produzido e embalado. Para conferir a originalidade, procure pelo selo com o logotipo de um leão que segura uma espada. Isso é muito importante ao adquirir o chá de ceilão, pois é o controle de qualidade que garante o sabor característico e os benefícios desse chá.

O preparo requer também controle na qualidade dos ingredientes. Coloque uma colher de chá do ceilão para uma xícara de 250 ml. Ferva em uma chaleira limpíssima água potável – evite água da torneira. Quando começar a levantar bolhas, despeje a água sob as folhas na xícara morna e deixe em infusão de três a cinco minutos. Passado o tempo de infusão, recolha as folhas, adicione adoçante, mel ou açúcar e beba.

Nota: A xícara deve estar morna para evitar o choque de temperaturas e comprometer a infusão. Para amornar, basta passar um pouco de água quente antes de receber as folhas, lembrando que essa água deverá ser descartada.


Reportar erro