Usos do detergente que você nem sonhava

O detergente, além de indispensável na pia da cozinha, ele também pode ajudar a limpar, dar brilho, polir e salvar peças de manchas. Confira


Existem diversas marcas de detergente no mercado, as quais se diferenciam em preço, aroma e qualidade. Saber escolher qual o melhor produto garante uma ótima limpeza para sua louça. O que pouca gente sabe, entretanto, é que esse mesmo item, indispensável na pia da cozinha, também possui outros atributos. Além de limpar, pode dar brilho, polir e salvar peças que estejam manchadas. Frente a isso, confira nove modos de utilizar o detergente que vão facilitar sua vida.

9 maneiras de usar o detergente

Imagem de garrafas de detergente expostas em gondola de supermercado

Foto: Depositphotos

1. Dar brilho as joias

Com um tempo seus acessórios podem perder o brilho que antes tinham, mas se você pretende reverter essa situação de uma forma fácil, basta utilizar o detergente neutro e água com gás. Misture os ingredientes e mergulhe suas joias no recipiente com o conteúdo preparado. As bolhas vão ajudar o detergente a penetrar nos lugares mais inacessíveis da peça, mas se preferir pode utilizar uma escova para facilitar a limpeza.

2. Inseticida

Se você não suporta mais o cheiro forte dos inseticidas ou venenos, saiba que o detergente também pode eliminar pragas e ainda deixar sua casa com um cheiro agradável. Para isso, misture duas colheres (de sopa) de detergente em um litro de água. Coloque o conteúdo em um borrifador e aplique em cima da baratas e formigas, acabando de vez com esses insetos.

3. Higienizar escovas de cabelo e pentes

Após usar muito pentes e escovas de cabelo, esses itens podem acabar aderindo uma certa oleosidade em suas cerdas. Se você pretende acabar com esse problema, prepare uma mistura feita com água morna e algumas gotas de detergente neutro. Mergulhe as peças na substância preparada e com a própria mão esfregue as cerdas. Depois é só enxaguar em água corrente e colocar para secar.

4. Facilitar a remoção de cutícula

Esta dica é para você que prefere fazer suas próprias unhas, mas encontra dificuldade quando o assunto é a remoção da cutícula. Basta esquentar um pouco de água e adicionar algumas gotas de detergente neutro. Em seguida, mergulhe os pés e as mãos. Aguarde aproximadamente 10 minutos e comece a remoção. Você vai ver como será mais prático.


5. Lavar roupas sujas de gordura

Sabe-se que o detergente é um inimigo de gorduras em panelas, mas será que ele tem a mesma ação quando usado em roupas? A resposta para essa pergunta é sim. Basta aplicar no local em que se deseja limpar, esfregar e, por fim, enxaguar para dar adeus à presença das gorduras. Esta técnica é eficiente até mesmo nos tecidos mais delicados, como a seda.

6. Limpar azulejos

O aspecto engordurado e as manchas que ficam nos azulejos incomodam os donos de casa, mas elas podem ser removidas de forma simples com o uso do detergente. Em um balde de água morna despeje duas colheres (de sopa) do produto e aplique no rejunte. Para facilitar ainda mais essa limpeza, esfregue as áreas com uma escova. Finalize enxaguando logo depois.

7. Lavar peças de roupa delicadas

Existem peças no guarda-roupa que não podem ser lavadas em máquinas e, por isso, as pessoas precisam lavar à mão. Para ajudar na lavagem, opte por substituir o sabão comum por uma colher (de sopa) de detergente neutro. A limpeza acaba sendo mais eficiente com o uso desse produto.

8. Polir mármore e granito

Muita gente acredita que deixar mármore e granito limpos e brilhantes são tarefas complexas. Pelo contrário, com o uso do detergente neutro essa prática se torna mais simples. Com uma escova, esfregue o detergente e a água nessas superfícies. Assim você pode deixar as pedras mais limpas e claras.

9. Remover manchas em tapetes

Lavar tapetes pode ser uma tarefa complicada, principalmente quando eles são grandes. Por isso, se você sujou o carpete em uma região, use detergente neutro misturado a água morna para fazer a limpeza. Umedeça um pano na mistura e esfregue a área manchada. Quando a sujeira sumir, aplique um pano com água fria e coloque a peça para secar.


Reportar erro