Usar o mesmo talher para servir e comer azeda os alimentos?

Será que se servir e comer com o mesmo talher pode, realmente, azedar os alimentos? Descubra porque isso acontece


Você já ouviu sua mãe ou alguém falando para não se servir com o mesmo talher que está usando para comer? Muitos de nós já ouvimos isso, mas será que essa ideia tem fundamento? Na realidade, sim, todo mundo que te disse isso alguma vez tinha razão: esse hábito de comer e usar a mesma colher para se servir faz com que alguns alimentos azedem. Mas por que isso acontece?

Colher sendo cheia com açúcar

Foto: Pixabay

Como isso acontece

A digestão dos alimentos começa na boca, com a ação da saliva. Isso porque nela encontra-se a ptialina, uma enzima que também é conhecida pelo nome de amilase salivar. Essa enzima, produzida pelas glândulas salivares, é o primeiro agente no processo da digestão química, e tem como função quebrar as moléculas de amido da comida.


Isso significa que, ao mínimo contato com a saliva, o alimento começa a ser digerido e, portanto, acaba azedando. A mesma coisa é válida para beber água ou outros líquidos no gargalo, uma vez que a ptialina, em poucas horas, agirá no alimento.

O que fazer?

Ao invés de usar a mesma colher para se servir de um doce de pote, por exemplo, procure trocar por uma higienizada, pois isso fará com que a saliva não entre em contato com o alimento que não será consumido. Ao comer doces, prefira colocar em um pote para, então, poder comer tranquilamente. As bebidas devem ser colocadas em copos para evitar o mesmo processo.


Reportar erro