Usando as sementes de chia contra a prisão de ventre

Graças à presença de fibras, a semente de chia é um excelente remédio natural contra a prisão de ventre. Saiba como tratar este problema com essas sementes


A constipação, também popularmente conhecida como prisão de ventre e intestino preso, é um problema comum caracterizado pela dificuldade para evacuar. As causas mais comuns da prisão de ventre envolvem uma dieta pobre em fibras, a pouca ingestão de líquidos, o sedentarismo e o consumo excessivo de proteína animal e alimentos industrializados.

Este problema também pode estar associado com o estresse, depressão, ansiedade, doenças do cólon e do reto e ao uso de certos medicamentos. A maioria dos indivíduos consegue tratar a prisão de ventre com mudanças na dieta, incluindo alimentos ricos em fibras e aumentando a ingestão de líquidos.

Graças à presença de fibras, a semente de chia é um excelente remédio natural contra a constipação.

Usando as sementes de chia contra a prisão de ventre

Foto: Pixabay

Sementes de chia contra a prisão de ventre

As sementes de chia contêm grandes quantidades de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais que ajudam a emagrecer de maneira saudável, controlam o colesterol, os triglicerídeos e tratam problemas digestivos como a prisão de ventre.

A mucilagem, um composto vegetal presente nas sementes, seria a responsável por ajudar a regular o trânsito intestinal e diminuir o apetite, evitando que o indivíduo consuma calorias extras. No entanto, as recentes pesquisas apontam que as fibras solúveis e insolúveis presentes neste alimento são as principais responsáveis no combate à prisão de ventre. A fibra insolúvel é necessária para impulsionar o movimento do intestino porque, ao não ser digerida, faz uma varredura contra os detritos que o organismo não precisa; já a fibra solúvel impulsiona o trânsito intestinal porque absorve a água, dilata o intestino e aumenta os movimentos para eliminar os resíduos da maneira adequada.

As sementes de chia também são fontes de ômega 3 e ômega 6, ácidos graxos que têm função importante para o sistema cardiovascular. Este alimento também contém vitaminas A, D, E e K e minerais como ferro, potássio, cálcio e fósforo. Além disso, estima-se que contém até duas vezes mais proteína vegetal do que outros tipos de sementes.


Como usar a semente de chia para combater a prisão de ventre?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelas sementes de chia, é importante consumi-la de maneira adequada. Confira algumas dicas a seguir:

  • As sementes de chia atuam de maneira eficaz quando absorvem a quantidade de água suficiente para concentrar toda a sua fibra. Por este motivo, é muito importante tomar bastante água durante o dia, além de sucos naturais e chás;
  • A recomendação é de, no máximo, duas colheres de sopa de sementes de chia ao dia. No entanto, se o organismo ainda não estiver acostumado com este alimento, o ideal é começar com uma dose mínima de 1 ou 2 colheres de chá;
  • Algumas das formas de consumir estas sementes são as seguintes: acrescentá-la em vitaminas de frutas e aos sucos naturais; misturar com leite de amêndoas ou qualquer outro leite vegetal no preparo de um pudim; preparar bolos e biscoitos; adicionar a cereais, aveia, iogurte e saladas. Para que não tenham um efeito contrário no sistema digestivo, recomenda-se que as sementes sejam embebidas em um copo de água antes de serem consumidas.

Remédio natural para a prisão de ventre

Confira a seguir uma potente receita de remédio natural contra a prisão de ventre:

Ingredientes:

– 2 colheres (chá) de sementes de chia;

– 6 tâmaras;

– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque as sementes de chia em 1 litro de água e mexa bastante. Deixe repousar pelo período de 10 minutos. A indicação de consumo deste remédio natural é de 1 litro pela manhã e outro pela tarde.

As tâmaras devem ser ingeridas no final do dia, a fim de potencializar os resultados deste tratamento.


Reportar erro