Uma boa xícara de chá para curar a dor de cabeça!

Por Redação

Dor de cabeça

Mesmo quando bem fraquinha, ainda assim é um incômodo | Imagem: Reprodução

Dores de cabeça  são um incômodo que podem atrapalhar o andamento de um dia de trabalho ou estudos, isto porque algumas vezes, são tão fortes que desorientam e causam outros sintomas, como fotossensibilidade (a claridade incomoda) e enjôos.
Existem centenas de possíveis causas para a dor de cabeça, algumas mais complexas, outras mais frequentes, como estas:

– CONTRAÇÕES MUSCULARES que tensionam os múscuros faciais, do pescoço, crânio, ombros e do diafragma quando há um período longo de estresse ou cansaço;

– DILATAÇÃO DOS VASOS SANGUÍNEOS CEREBRAIS  acabam pressionando os nervos e por isso, causam dor;

– INFECÇÃO OU AUMENTO DA PRESSÃO CEREBRAL é também chamada dor secundária, pois é provocada por  doenças, que podem ser: tumores cerebrais, sinusites, meningites, etc.

Dor de cabeça

Além de muito chato, este problema nos atrapalha no trabalho, tirando nossa concentração | Imagem: Reprodução

Dor de cabeça normalmente é um alerta de que algo não está funcionando de maneira normal, por isso, é importante ficar atento, se ocorrer com frequência, ou até três vezes na mesma semana, o ideal é procurar um médico, preferencialmente um neurologista, para fazer uma avaliação.

Nos casos corriqueiros de dor de cabeça, costuma-se tomar analgésicos, que funcionam bem para aliviar a dor momentânea. Como a mais comum dor de cabeça é causada por tensão muscular, pode-se fazer uso de chás que aliviam essa tensão, relaxam e evitam a ingestão de medicamentos mais fortes sem orientação médica.

Chá de gengibre e camomila

O gengibre bloqueia a produção de certas substâncias que causam a dor, além disso, associado à camomila e à tília, relaxantes naturais, potencializa o efeito relaxante e analgésico, aliviando os sintomas.

Ingredientes:

  • 1 clh de gengibre fresco e picado;
  • 1 clh de camomila
  • 1 clh de tília seca

Como fazer:

Coloque em uma xícara de água fervente os ingredientes e deixe tampada, em infusão por dez minutos.  Coe e, se preferir, adoce. Deve ser bebido preferencialmente quente.

Chá de alecrim

Como fazer:

Coloque alguns ramos de alecrim em água fervente e deixe em infusão por cinco minutos. Deve ser bebido ainda quente.