Truques para você limpar as persianas sem ‘dor de cabeça’

A persiana é um tipo de cortina que controla a entrada de iluminação no ambiente. Ela pode ser encontrada com facilidade nas casas e apartamentos


Em se tratando de limpeza, toda dica para facilitar essa atividade mais que necessária, é recebida sempre com bom grado. A julgar pelos diversos objetos que fazem parte de cada ambiente das casas e apartamentos, muita gente deve quebrar a cabeça, dia após dia, em busca das melhores e mais eficazes técnicas.

Dessa vez, as dicas vão se restringir a limpeza das persianas. A persiana é um tipo de cortina que controla a entrada de iluminação no ambiente. Como possui um sistema moderno ela permite controlar a luminosidade com abertura parcial através das lâminas ou do tecido.

Pelos diferentes modelos e materiais que ela pode ser feita, imprimem personalidade e bom gosto em cada ambiente. Outra razão para que muita gente substitua as tradicionais cortinas de tecido pelas persianas vem devido a facilidade na hora da limpeza, onde pode ser usado aspirador, esponjas ou panos úmidos.

truques-para-voce-limpar-as-persianas-sem-dor-de-cabeca

Foto: depositphotos

Geralmente as persianas são feitas de materiais como o alumínio, madeira, fibra sintética e PVC ou para um ambiente que pretende possuir um ar aconchegante o ideal é utilizar o tecido.

Limpeza das persianas

Depois de conhecer um pouco mais sobre os tipos e materiais que são produzidas as persianas, chegou a hora de ficar por dentro de algumas técnicas de limpeza. Vale ressaltar que você terá um pouco de trabalho, mas o resultado final vai deixá-lo muito satisfeito.

Uso do aspirador de pó

O primeiro passo para realizar a limpeza desse material é remover todo o pó. Para isso, feche todas as lâminas da persiana. Com ajuda do bocal com cerdas do aspirador, passe por toda a superfície do objeto. Repita o mesmo processo, dessa vez com as lâminas abertas.


Pano úmido

Depois de usar o aspirador, o passo seguinte é usar um pano macio úmido para limpar as lâminas da persiana. Você deve levar em consideração as mesmas técnicas do exemplo anterior, limpando as lâminas abertas e fechadas. Tome bastante cuidado para não danificar as lâminas, pois algumas são bastantes frágeis.

Limpador multiuso

Para finalizar todo o processo, a indicação é que você recorra a um limpador multiuso, da sua preferência. Também é importante passar com as lâminas abertas e fechadas.

Para outros tipos de persiana

Persiana vertical

Use o bocal com cerdas no aspirador de pó e passe em toda a persiana.

Persiana rolô não lavável

Para esse tipo de persiana, retire e apoie-a em uma superfície plana. Com ajuda do aspirador e do bocal com cerdas, passe nos dois lados da peça.

Persiana rolô lavável

Pegue uma esponja molhada e passe nos dois lados da lâmina, depois, basta usar uma toalha velha ou um pano macio para secar. Feito isso, basta pendurá-la novamente.

Persiana de madeira

Para limpar esse tipo de persiana, você inicia com o aspirador e o bocal com cerdas. Depois, passe um pano seco. Não use água, pois pode danificar a peça.


Reportar erro