Trate queimaduras de forma eficaz

As queimaduras podem acontecer a qualquer um de nós, seja em acidentes domésticos, seja por…


As queimaduras podem acontecer a qualquer um de nós, seja em acidentes domésticos, seja por exposição inadequada ao sol. Mesmo que se tomem certos cuidados, acidentes corriqueiros podem causar queimaduras de menores ou mais graves consequências. Existem tipos distintos de queimaduras, podendo ser térmicas, químicas ou elétricas. As térmicas, que são causadas por calor, costumam ser as mais corriqueiras, muitas vezes por falta de cuidado adequado no manuseio de produtos quentes, como água, álcool, etc.

Trate queimaduras de forma eficaz

Aprenda formas eficazes de aliviar a dor e tratar| Imagem: Reprodução

Se acontecer uma situação destas, é necessário ter cautela, observar bem qual é o tipo, pois existem graus diferentes que determinam a gravidade das mesmas, só então, pode-se tomar uma atitude a respeito. Algumas soluções caseiras são bastante eficazes nesses casos, mas antes de tudo é preciso se ter certeza de que a queimadura não tem gravidade para procurar ajuda médica imediata, caso contrário, há o risco de infeccionar o ferimento. Outro detalhe importante: não aplicar QUALQUER COISA nas queimaduras, como pasta de dentes, por exemplo, pois, embora possa ser até refrescante na hora, algumas substâncias presentes na fórmula são muito irritantes à pele lesionada, além disso, quando se colocam certas pomadas ou qualquer outra coisa inadequada sobre o ferimento, essa é mais uma dificuldade na hora de tratar, já que essas substâncias precisam ser removidas antes de iniciar-se o tratamento, o que lesiona ainda mais a pele.

Existe uma pomada bastante simples e de preço baixo que é excelente para se ter em casa e usar nessas e em outras pequenas lesões, que se chama Sulfadiazina de prata a 1,00%. Só deve ser evitada se a pessoa tiver alergia às sulfas, caso contrário, é indicada para casos de primeiro grau, aplicando-se e deixando a lesão sem cobrir.


Os graus

  • de 1º grau: são superficiais que atingem a primeira camada da pele e causam bastante dor, costumando regredir em poucos dias. A queimadura solar é um exemplo.
  • de 2º grau: são mais intensas e ainda mais dolorosas que podem ocasionar bolhas (flictenas) já que expõe as raízes nervosas atingidas.
  • de 3º grau: são tão profundas que atingem músculos e ossos, as terminações nervosas são queimadas, portanto não causam dor e, ao seu redor, devem existir várias queimaduras de primeiro e segundo graus.
  • de 4º grau: não costuma ser mencionada, já que é a carbonização total do corpo.
  • Quando a queimadura permitir, deve-se colocar a parte queimada na água, para estancar o calor, impedindo, assim, que mais camadas sejam atingidas.

Tratamentos caseiros

+ A argila medicinal (encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais) pode ser uma boa opção para aliviar as pequenas queimaduras de 1° grau. Aplicar sobre a zona afetada por dez minutos e enxaguar com água fria;

+ Para queimaduras de 1° grau, pode-se colocar a parte afetada (mão, pé, braço, etc.) dentro da farinha de trigo. Isso ajuda também a aliviar a ardência do local.

Mas não esqueça: quando a queimadura for a partir de 2º grau, deve ser procurado o atendimento médico imediato!


Reportar erro