Trate pele e cabelos com a poderosa argila branca!

Por Redação

A argila é um ingrediente que vem cada vez mais se tornando comum em clínicas de estética e spas, no tratamento de pele e cabelos devido às suas muitas propriedades. Especialmente a branca, que tem ph próximo à pele e é a mais leve entre todos os tipos de argilas.

Coletada diretamente do solo, ela é o resultado da mistura de elementos como derivados do alumínio, silicatos e hidróxidos coloidais, também possuem em sua composição: ferro, potássio, boro, alumínio, enxofre e cálcio, que são essenciais para a pele.

Como a argila branca age na pele?

Argila branca na pele

Máscara para o rosto | Imagem: Reprodução

A argila branca, ou caulim, possui propriedades cicatrizantes, purificantes, adstringentes, remineralizantes e antissépticas. Devido à grande quantidade de oligoelementos, inclusive pelos minerais em sua composição, especialmente o silício. Como tem elevada porcentagem de alumínio, é especial para peles sensíveis.

Esta argila clareia manchas de senilidade, age como um desintoxicante corporal, reduz a oleosidade da pele, por isso combate cravos e espinhas, reduz rugas e linhas de expressão, é adstringente, remineralizadora, suavizante, cicatriza e também catalisa as reações metabólicas do organismo. Pode ser usada no corpo inteiro.

Como aplicá-la em casa?

É simples o preparo e aplicação da argila branca na pele! Basta colocar em um recipiente, duas colheres de sopa de argila e ir misturando água ou soro fisiológico aos poucos, até que forme uma pasta cremosa. Limpar bem a pele e aplicar no rosto (ou corpo) com um pincel, no sentido de baixo para cima e deixar agindo por trinta minutos, sem fazer movimentos musculares. Após esse tempo, retirar a máscara com água e aplique um hidratante de sua preferência. Não se assuste se a pele ficar vermelha, pois isso logo passa, assim como um pouco de ardência durante o tratamento é normal. O tratamento com a argila branca não tem contra-indicação e, após a aplicação, você notará a maciez!

Os cabelos também podem se beneficiar!

Argila branca no cabelo

Faça uma “Plástica capilar” | Imagem: Reprodução

A argila também possui propriedades benéficas aos cabelos, já que possui elementos muito eficientes na nutrição e hidratação e pode devolver a queratina perdida pelos fios danificados. O tratamento com a máscara de argila branca chama-se popularmente de “plástica capilar” e serve para todos os cabelos que estão precisando de um “help”, danificados por químicas, chapinha e secador, por exemplo. Ela devolve o viço, a hidratação, maciez e deixa os fios brilhosos e cheios de vida. Como ela ajuda a desobstruir os poros, auxilia no fortalecimento e crescimento saudável dos cabelos, repondo as proteínas e selando os fios.

O tratamento deve ser feito em salão de beleza, com a ajuda de profissional competente e repetido a cada quinze dias.