Trate os lábios ressecados com receitas caseiras

Por Redação

Trate os lábios ressecados com receitas caseiras

Boca seca, efeito do fumo ou do frio | Imagem: Reprodução

Lábios ressecados são antiestéticos e incomodam bastante, já que esse ressecamento pode se transformar em rachaduras e estas atrapalham na hora da alimentação.

Os motivos para que ele ressequem são diversos, vão desde a temperatura, que quando é baixa e tem vento, como no inverno, comumente resseca a pele e os lábios, também pelo uso de certos medicamentos que podem causar essa reação. Outra coisa que causa ressecamento é o terrível tabagismo, que, além de todos os outros males, ainda resseca a pele e a boca.

De nada adianta a mania de passar a língua nos lábios rachados para obter alívio, já que a saliva, com suas enzimas digestivas, pode até piorar o quadro, pois agride a pele já lesionada e sensível.

Deve-se sempre hidratá-los, especialmente em épocas de muito frio, ou muito calor, como agora, pois as altas temperaturas também racham os lábios e o sol é agressivo de vários modos, causando envelhecimento da pele, manchas e, isso sem falar no câncer de pele! Existem vários protetores labiais com FPS, eles devem ser passados muitas vezes ao dia para manter os lábios hidratados e protegidos.

Nos casos em que já estão ressecados, essas proteções não resolvem, então, o ideal é que sejam usados cremes e loções caseiras, que devolverão a umidade e hidratação necessárias aos lábios.

Conheça algumas receitas naturais que podem ter bons resultados

Remédio caseiro

Remédio caseiro | Imagem: Reprodução

CERA E ÓLEO DE AMÊNDOAS

+ Misture 3 colheres de cera virgem, derretida em banho-maria com 3 colheres de óleo de amêndoas (derreta a cera e vá misturando o óleo aos poucos), até que fique homogêneo. Guarde em embalagem bem fechada.

FRUTAS QUE HIDRATAM

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de mamão ou 1 colher de chá de suco de abacaxi
  • 1 colher de chá de manteiga sem sal ou manteiga de cacau.

Como fazer:

  1. Aplique o mamão ou o suco de abacaxi nos lábios delicadamente, massageando levemente com a ponta dos dedos.
  2. Enxágue.
  3. Aplique a manteiga sem sal ou manteiga de cacau, que logo será absorvida, sendo possível aplicar então, um batom, se assim desejar.