Trate o “Olho de Peixe” com remédios caseiros

Por Redação

Olho de Peixe na planta do pé

Olho de Peixe na planta do pé | Imagem: Reprodução

O que é?

Esta é uma infecção, causada pelo HPV, esse vírus que muito assusta por ser relacionado às DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) é um dos responsáveis pelo câncer de colo do útero, mas, também causa verrugas em outras partes do corpo, como as mãos e pés, e este é o caso dessa doença.

O olho de peixe apresenta-se com um pontinho preto no centro de uma bolinha clara, por isso o nome. É extremamente dolorido, já que essa pontinha que aparece na pele da sola do pé ou na palma da mão é apenas a extremidade de uma “raiz” profunda.

Essa lesão costuma surgir sem nenhum precedente anterior, apenas o contato com o Papiloma Vírus Humano já faz com que surja.

Os tratamentos indicados, podem incluir medicamentos ou remédios caseiros, principalmente se for em estágio inicial, mas os médicos costumam prescrever a cirurgia, já que as medicações não conseguiriam alcançar a “raiz” do problema (literalmente!) que fica muito profunda.

Se a lesão já estiver com o pontinho preto evidente e doer constantemente, a indicação é que se procure um médico dermatologista, que provavelmente extrairá o olho de peixe cirurgicamente. A cirurgia é simples, ambulatorial e é usada uma anestesia local, não causa nenhuma dor.

Mas, em estágios iniciais, por que não tentar uma receitinha natural para acabar com o problema antes que ele se agrave?

Vejamos algumas receitas para tratar Olho de Peixe

ÓLEO DE ANGICO

  • Pode ser feita uma compressa sobre a lesão com um algodão ou gaze e óleo essencial de angico.
  • Também pode-se tomar uma colher de café desse óleo de angico durante cinco dias, para auxiliar o tratamento tópico, já que é uma infecção.

 

POMADA COM ÓLEO DE RÍCINO

Ingredientes:

  • Pó alvaiade
  • Pedra de canfora
  • Óleo de rícino

Como fazer:

Misturar todos os ingredientes até formar uma pastinha.

Passar a pomada no olho de peixe todos os dias. Poucos dias depois, o olho de peixe sai inteiro.

Obs.:  Esses ingredientes são encontrados em farmácias.

 

COMPRESSAS DE ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO

Muitos medicamentos para tratamento de olho de peixe são à base de ácido acetil salicílico, por isso, faça uma compressa com o pó de uma aspirina ou algum outro comprimido dessa composição e deixe sobre a lesão, com um esparadrapo. Troque essa compressa uma vez ao dia.