Trate inflamações e doenças respiratórias com quitoco

Planta medicinal pode ser facilmente encontrada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Seu uso pode ser através de chás, tintura ou cápsulas


Quitoco é uma planta medicinal pequena, da família asteraceae. É também conhecida popularmente como arnica, lucero, erva-lucera, madre cravo, lucera e tabacarana. Seu nome científico é pluchea sagittalis e a mesma é facilmente encontrada nas mais diversas lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

Essa planta é originária da América do Sul, e seu maior cultivo se dá nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. É dotada de características arbustivas, com caule cilíndrico, folhas estreitas e flores lilases. Possui frutos aquênios e muito pequenos. Habita áreas abertas, de solos úmidos, parcialmente encharcados ou terrenos baldios. Por vezes, se encontrar condições adequadas de solo ou de umidade, se torna invasiva.

Além dos seus conhecidos efeitos medicinais, em algumas localidades, se utiliza do quitoco para fabricação de licores de ervas ou ainda é adicionado ao chimarrão, famoso chá gaúcho. É usado também como fito remediador de solos contaminados pelo chumbo. Na Argentina, é difundido o conhecimento acerca das capacidades digestivas, e é usado na forma de tônico amargo.

Trate inflamações e doenças respiratórias com quitoco

Foto: Reprodução/ internet

Propriedades e Benefícios

As principais propriedades dessa planta são suas ações digestivas, expectorantes, anti-inflamatórias e laxantes. É também bastante indicado para tratamento de hemorragias durante a menstruação, ciclo menstrual irregular e corrimento vaginal. Ainda combate infecções e inflamações da região genital. É um ótimo complemento para tratamento de doenças respiratórias (catarro, tosse, resfriados), dor de estômago, asma, dor de dente, pressão alta, prisão de ventre, bronquites, dispepsias nervosas, inflamações no útero e flatulências. Funciona como adstringente, antioxidante, anti-tumoral, tônico, antisséptico e estimula o crescimento capilar.


Como consumir?

O consumo do quitoco pode ser feito através do chá com suas folhas, ou como tintura (líquido) ou cápsulas (pó da planta). Pode ser comprado em ervanarias, farmácias de manipulação ou em lojas pela internet. A tintura geralmente é usada para tratamento de erupções cutâneas.

Chá de Quitoco

Coloque uma colher de chá das folhas de quitoco em uma xícara de água fervente. Deixe descansar por, em média, 10 minutos. Depois, coe e beba até quatro xícaras por dia.

Você ainda pode preparar um banho de imersão com o chá dessa planta, que é muito útil no tratamento de dores musculares.

Contraindicações e Efeitos Colaterais

Não deve ser consumido, em nenhuma dosagem, durante a gravidez e a fase de amamentação. Não é indicado para crianças. Fora esses grupos, não existem outras contraindicações. Até então, também, não foi verificado nenhum efeito colateral após o uso do quitoco. No entanto, seu consumo deve ser moderado, e se possível, procure um médico ou especialista antes de começar algum tratamento com essa planta.


Reportar erro