Tratamentos utilizando o chá de Alho

O alho é um tempero presente no dia a dia das pessoas, pois dá gosto…


Chá de alho

Conheça as propriedades do chá de alho | Imagem: Reprodução

O alho é um tempero presente no dia a dia das pessoas, pois dá gosto às comidas e possui diversas propriedades que beneficiam a saúde humana. Pelo menos é nisso que se acredita desde a antiguidade. E não sem motivos: É provado que ele realmente possui propriedades terapêuticas. Descobriu-se também que alguns tratamentos utilizando alho ajudam a prevenir doenças como o câncer, problemas no coração, infecções patogênicas, entre outras. Entre os componentes do alho que mais se destacam por serem benéficos estão a aliina, dialil, sufeto e alicina (são os mesmos que provocam o cheiro do alho e possuem efeito antibiótico).


O que o alho tem de melhor

  • Selênio: Combate os radicais livres, por ser antioxidante.
  • Ajoeno: É antiinflamatório e evita a formação de coágulos.
  • Quercetina: Possui efeito antialérgico.
  • Saponinas: Ajudam na prevenção dos diversos tipos de câncer.
  • Ácidos fenólicos: Possui efeito antibactericida e antiviral (atua contra vírus e bactérias).

Além de consumir o alho junto com a comida diariamente, os chás de alho também são ótimos para a saúde. Aprenda alguns tratamentos utilizando este ingrediente que tanto ajuda. (Lembre-se de que as propriedades benéficas do alho simplesmente somem quando ele é frito e também que a consulta médica é essencial antes de qualquer tratamento).

Tratamentos naturais com chá de alho

  • Chá de alho contra problemas intestinais: Para este, são precisos quatro alhos e uma xícara de leite. Primeiro, amasse os quatro dentes de alho e adicione o leite por cima deles. Depois, ferva por quinze minutos e deixe esfriar durante toda a noite. Ao amanhecer, tome a xícara toda estando ainda em jejum. Realize este procedimento até os problemas intestinais permanecerem.
  • Chá terapêutico e que previne doenças: Com a água a ponto de ferver, amasse um dente de alho e coloque os dois em uma xícara. Depois, acrescente uma colher de mel e adicione água. Espere por, no máximo, cinco minutos e tome a xícara toda. Lembre-se de fazer isso apenas antes de dormir.
  • Chá contra pressão alta: Amasse um dente e o acrescente à meia xícara de água. Deixe ferver por três minutos e aguarde enquanto esfria. Depois coe e beba tudo. A cada doze horas realize o procedimento.
  • Água de alho contra a febre: Coloque dois dentes de alho amassados em um copo de água. Deixe por seis horas, coe e realize o procedimento mais duas vezes ao dia. Cápsulas de alho também ajudam a baixar a febre.
  • Contra zumbido nos ouvidos: Consuma, diariamente, um dente de alho estando cru.
  • Contra o colesterol: Corte um dente de alho roxo, ainda com casca e o coloque em um copo com água. Depois de duas horas, tome parte dessa água e novamente encha o copo. Durante o dia, realize o procedimento de duas em duas horas.

Dica final

O alho não é indicado para quem tiver úlceras ou problemas estomacais mais sérios. Também não é indicado para grávidas, recém nascidos e mães que estão no período de amamentação. Para pessoas que não se enquadram nestes quesitos, os tratamentos utilizando alho são ótimos e eficazes, porém, devem ser feitos da maneira certa, pois em doses muito elevadas podem provocar dores de cabeça, nos rins, no estomago, febre e tonturas.


Reportar erro