Tratamentos para fechar os poros do rosto

Por Nayla Georgia

Tratamentos para fechar os poros do rosto

Imagem: Reprodução

Ter uma pele com poros dilatados é totalmente indesejável para as mulheres mais vaidosas, pois quando esses furinhos estão abertos a oleosidade fica mais evidente. Os poros são aqueles pontos na pele por onde saem os pelos e a secreção sebácea, assim como o suor também. As peles mais oleosas ou ainda as consideradas mistas são as que mais sofrem com os poros dilatados, que acumulam células mortas e gordura. A chamada “zona T” (testa, nariz e queixo) é a região mais afetada pelo problema. Além de não ser muito bem visto pela estética, os poros abertos são um caminho mais rápido para as toxinas adentrarem o corpo, por isso é bom sempre tratar de minimizá-los e é bem simples fazer isso. Mas antes de começar o tratamento para fechar os poros, é preciso controlar a oleosidade da pele e sempre mante-la limpa. Confira algumas dicas a seguir de como cuidar melhor para evitar os buraquinhos oleosos.

Dicas de como evitar e cuidar dos poros dilatados

  • Limpe bem o rosto todos os dias com água morna e sabonete específico;
  • Aplique um bom hidratante facial sempre que terminar de fazer a limpeza;
  • Coma alimentos saudáveis, afinal a beleza acontece de dentro para fora;
  • Sempre que puder, consulte-se com um dermatologista e marque uma limpeza profunda quando ele achar necessário;
  • Faça uma esfoliação em casa duas vezes por semana, assim removerá o sebo e as células mortas;
  • Evite maquiagem em excesso e nunca deixe de removê-la antes de dormir;
  • Quando for se maquiar, aplique um primer antes para proteger a pele e fechar os poros;
  • Faça máscaras de argila branca ou verde semanalmente, pois elas hidratam e reduzem a oleosidade da pele;
  • Em casos mais severos, o tratamento a laser é indicada e traz resultados imediatos.

Receitas para fechar os poros

Máscara de pepino

Amasse 1/3 de pepino até que vire uma pasta e misture com 1 clara de ovo. Deposite a mistura em um pote com tampa e leve ao refrigerador por meia hora. Quando estiver bem gelada, aplique no rosto com auxilio de um pedaço de algodão e deixe secar. Aguarde 10 minutos e enxágue com água fria. A máscara pode ser conservada na geladeira por, no máximo, três dias.

Chá gelado de camomila

Prepare um chá de camomila e coloque na geladeira. Quando estiver bem gelado, umedeça um algodão e coloque-o nas áreas onde os poros estão mais dilatados. Deixe agir por 10 minutos e depois lave com água fria.

Esfoliante caseiro

Misture 2 colheres de um creme hidratante facial com 2 colheres de açúcar cristal e mexa até ficar um creme homogêneo. Aplique no rosto fazendo movimentos circulares, inclusive nos lábios. Enxágue com água morna.