Tratamentos naturais para hepatite

A hepatite é uma doença viral que provoca a inflamação do fígado e pode atingir…


A hepatite é uma doença viral que provoca a inflamação do fígado e pode atingir qualquer pessoa. Existem seis tipos de hepatite: A, B, C, D, E e F. Cada tipo da doença define a sua gravidade e os danos que já foram causados ao fígado. A cura também depende do tipo de hepatite, podendo ser curada apenas por meio de repouso total ou um tratamento mais longo. Existem alguns tratamentos naturais que auxiliam no controle desta doença.

Tratamentos naturais para hepatite

Foto: Reprodução

Remédios naturais para tratar hepatite

Aipo

O aipo é uma planta cultivada em todo o mundo e, devido aos óleos essenciais, flavonoides, vitaminas e minerais presentes em sua composição, ele fortalece o sistema imunológico e o metabolismo.  Rico em nutrientes, o aipo apresenta potencial desintoxicante que auxilia no fortalecimento do fígado doente. Veja a seguir como aproveitar os benefícios proporcionados por esta planta:

Ingredientes:

– 1 talo de aipo;
– 500 ml de água.

Modo de preparo:

Pique o aipo em pedaços e bata-o no liquidificador com água. Coe e beba a seguir. Consuma este suco três vezes ao dia.

Para preparar uma porção menor, passe 1 talo de aipo pela centrífuga e beba o suco a seguir. Neste caso, a indicação de consumo é de 3 talos de aipo por dia.


Alcachofra

Esta planta medicinal é desintoxicante e depurativa do fígado, podendo ser utilizada como complemento no tratamento de todos os tipos de hepatite. Além de ingerir este chá (que não exclui a necessidade de tomar os medicamentos receitados pelo médico), outras recomendações incluem a adoção de uma alimentação leve, beber bastante água e fazer repouso sempre que possível.

Ingredientes

– 3 colheres de sopa de folhas secas de alcachofra;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver durante alguns minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe esfriar. Em seguida, coe e beba o chá. A indicação de consumo é de 3 a 4 vezes ao dia.

Cardo-mariano

O cardo-mariano é a erva mais popular no que se refere ao tratamento da hepatite C. A erva reduz a inflamação do fígado e possui um efeito antiviral sobre a infecção por esta doença.

Raiz de alcaçuz

Segundo alguns estudos realizados, a raiz de alcaçuz pode reduzir algumas complicações da hepatite C, como o câncer do fígado, e melhora a função hepática.

Lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa e você deve consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento, inclusive o natural.


Reportar erro