Tratamentos naturais para bócio

O bócio é uma doença caracterizada pela deficiência de iodo no organismo, o que leva…


O bócio é uma doença caracterizada pela deficiência de iodo no organismo, o que leva ao aumento da glândula tireoide, o que pode, ou não, se manifestar pelo inchaço no pescoço. A tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano e utiliza o iodo em sua secreção. Esta glândula age na função de importantes órgãos como o coração, cérebro, fígado e rins, e o seu correto funcionamento garante o equilíbrio e harmonia do organismo. As mulheres são mais propensas a esta doença, principalmente nos períodos da puberdade, gravidez ou menopausa.

Quais são os sintomas do bócio?

Os primeiros sintomas desta doença são difíceis de serem reconhecidos, pois apresentam duração curta e aparecem como transtornos emocionais, podendo passar quase despercebidos. Os sintomas incluem a perda do poder de concentração, depressão, choro, irritabilidade e, na maioria dos casos, há um tremor das mãos e a sensação de extremo cansaço.

A glândula tireoide pode aumentar de volume, porém muitos casos graves da doença não apresentam nenhum inchaço visível. Um dos sintomas mais graves é a perda de peso, que pode persistir até que o indivíduo se sinta muito fraco.

Como tratar o bócio naturalmente?

O tratamento para bócio inclui a adoção de uma dieta adequada, descanso, relaxamento e limpeza intestinal com água morna. O paciente precisa repor as taxas de iodo de que o organismo necessita (1 micrograma por quilo de peso corporal), por meio de alimentação adequada. A principal fonte de iodo é o mar e, por isso, é recomendado tomar banho de mar e o uso de sal marinho não refinado.

Tratamentos naturais para bócio

Foto: Reprodução

Confira a seguir alguns tratamentos naturais para bócio:

Suco de laranja com pêssego

O suco de laranja com pêssego, brócolis e algas marinhas é um excelente remédio caseiro para o bócio, pois estes ingredientes são ricos em iodo.


Ingredientes:

– Suco de 2 laranjas;

– 1 folha de alga marinha desidratada;
– 10 g de brócolis;
– 1 pêssego.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Coe e beba a seguir. A recomendação de consumo deste suco é de 3 vezes ao dia.

Outros

Outros sucos de frutas, como maçã, abacaxi e uva também são recomendados e podem ser tomados a cada duas ou três horas, por um período de cinco dias.

É recomendado diminuir o consumo de cenoura, batata doce, couve-flor, mandioca, milho e broto de bambu, pois estes alimentos prejudicam a absorção do iodo pelo organismo.


Reportar erro