Tratamentos naturais para a candidíase intestinal

A doença conhecida como candidíase intestinal é infecciosa oportunista, e se dá devido à proliferação…


A doença conhecida como candidíase intestinal é infecciosa oportunista, e se dá devido à proliferação do fungo Candida albicans. Normalmente, este fungo reside na região da flora intestinal e somente com o enfraquecimento do sistema imunológico acaba se espalhando. A principal causa é o comprometimento do sistema imune, comum durante tratamento para o câncer e em portadores da AIDS.

O tratamento normalmente é feito sob orientação do ginecologista, para as mulheres, ou proctologista, para os homens, com o uso de um medicamento chamado fluconazol.

Tratamentos naturais para a candidíase intestinal

Foto: Reprodução

Sintomas

Os principais sintomas da candidíase intestinal são pequenos resíduos de coloração branca presentes nas fezes. Estes encontravam-se na parede do intestino e soltaram-se com a passagem do bolo fecal.

Além disso, a candidíase, quando afeta o sistema sanguíneo, traz outros sintomas e sinais em outras regiões do corpo. O diagnóstico somente pode ser feito por meio de um exame de fezes.

O tratamento

Durante o tratamento da candidíase, é importante consumir bastante água e comer muitos alimentos ricos em fibra, pois dessa forma será feita uma limpeza no sistema digestivo e as células mortas da levedura serão eliminadas.

Existem ainda alguns tratamentos naturais – que não devem substituir os tratamentos indicados pelo médico, mas sim complementá-los – que podem ajudar no tratamento dessa doença.


Tratamentos naturais

Alho e cebola são dois componentes eficazes no combate aos parasitas e à cândida. Possuem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antifúngicas. Além deste, podemos citar o aloe vera, cravo, ginseng, canela, acido caprílico – presente no óleo extra virgem de coco.

Além destes alimentos, pode ser usada a infusão de Pau D’arco para o tratamento da candidíase intestinal. Esta ajuda a melhorar o trânsito intestinal e tem como uma de suas propriedades a ação antifúngica, ajudando a eliminar o excesso de bactérias e fungos presentes no intestino.

Para preparar, você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa das cascas de Pau D’Arco
  • 1 litro de água

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Deixe ferver e, em seguida, desligue o fogo e adicione as cascas. Tampe e deixe em repouso por, em média, 10 minutos, coando e consumindo em seguida. Neste caso, consuma entre 2 e 3 xícaras por dia.

Outro medicamento indicado é a água de alho. Para isso, você vai precisar de:

  • 5 dentes de alho
  • 1 litro de água

Em uma panela, coloque os dois ingredientes. Tampe e deixe repousar por 6 horas. Passado esse período, coe e beba entre 3 e 4 xícaras por dia.


Reportar erro