Tratamentos caseiros para dor de ouvido

Por Redação

Dor de ouvido

Algumas pequenas receitas simples podem proporcionar alívio para a terrível dor de ouvido | Imagem: Reprodução

Quando a dor de ouvido chega ela tira qualquer um do eixo, não é mesmo? Ela pode ser causada por uma simples inflamação, mas deve-se tratar logo, afinal, além dela, o quadro pode se complicar.

O aparelho auditivo é muito frágil e pode ser lesionado pelo simples assoar de nariz de forma mais forte ou por um espirro também mais violento, a inflamação nas amídalas também podem acarretar a dor. Quando a água acumula nos ouvidos após banhos de imersão, como piscina ou praia, podem surgir fungos ou bactérias causadores do problema.

Alguns tratamentos caseiros garantem o alívio da dor de ouvido e são muito simples de preparar

  • Aqueça uma colher de sopa de óleo de amêndoas e  coloque umas gotas em um algodão. Ainda morno, aplique sobre o ouvido, de maneira a ficar tampado, mas sem pressioná-lo. O óleo de amêndoas pode ser substituído por azeite de oliva. Esse calor ajuda a diminuir a dor e o óleo lubrifica o canal que pode estar inflamado.
  • Aqueça duas colheres de sopa de azeite e coloque junto dois dentes de alho, umedeça um algodão com esse óleo morno e faça um tampão para o ouvido.
  • Faça cataplasmas quentes com as flores de abobreira na área externa do ouvido por 20 minutos. Isso ameniza a agonia causada pela inflamação do ouvido.

Lembre-se

Estas são apenas algumas dicas e receitas caseiras que podem amenizar a dor, mas não substituem um exame clínico. Então, se for intensa e recorrente, ou seja, passa, mas depois volta a doer, procure um médico que fará um exame minuncioso e identificará a causa, tratando-a com medicamentos ou o que for necessário.