Tratamentos caseiros para acne

Um problema muito comum, principalmente em adolescentes, é a acne. Consequência dos poros entupidos pelas…


Um problema muito comum, principalmente em adolescentes, é a acne. Consequência dos poros entupidos pelas impurezas do ar que acabam impedindo a pele de secretar o suor. Nisso, formam-se as inflamações que podem ter pus, variando de acordo com a gravidade.

Comum em pessoas de ambos os sexos, as acnes podem aparecer em qualquer idade, mas na adolescência isso se agrava devido ao aumento da ação dos hormônios. Isso também acontece com as mulheres que tem muitas alterações hormonais, principalmente na fase menstrual ou na gravidez, períodos em que acontece uma maior instabilidade hormonal. A ocorrência é mais comum no rosto e nas costas, onde existem mais glândulas sebáceas.

Como evitar?

É importante que seja feita sempre a correta limpeza da pele e, principalmente no rosto, com o uso de sabonetes neutros várias vezes ao dia e, principalmente se estiver com maquiagem.

Como tratar?

Existem alguns medicamentos caseiros que podem ajudar a tratar as espinhas na pele. Considerando que a pele com acne é oleosa e sensível, os cremes devem ser livres de óleo e especiais para pele sensível. Quando escolhidos de forma irresponsável, podem causar agravantes na situação ou ainda causar irritação. O tratamento com medicamentos naturais é mais seguro, garantindo o tratamento sem correr riscos e de forma suave.

Tratamentos caseiros para acne

Foto: Reprodução

Receitas naturais

Creme de pepino

Um dos tratamentos é com o uso de pepino e açúcar mascavo.


– 1 pepino
– 1 colher de sopa de açúcar mascavo

Corte o pepino em rodelas e amasse bem até que se transforme em um creme. Coe e posteriormente junte o açúcar. Misture bem e passe no rosto e nas áreas onde estão as acnes.

Compressa de salsinha

– ½ litro de água
– 3 colheres de chá de folhas de salsa

Pique bem as folhas de salsa e então ferva a água. Ao começar a ferver, desligue o fogo, adicione a salsa e tampe. Deixe descansar por dez minutos e então coe e deixe esfriar. Umedeça chumaços de algodão ou gaze nesse chá e faça compressas no rosto e na pele em áreas afetadas.

Máscara de arroz

– 2 colheres de arroz cozido e empapado
– 1 colher de sopa de mel

Em uma panela, coloque o arroz para cozinhar como faz habitualmente, mas sem temperos, até que fique com aspecto empapado. Para cada 2 colheres de sopa da papa feita com o arroz, adicione uma colher de sopa de mel. Coloque os dois ingredientes no liquidificador e bata bem. Quando ficar pastosa e de fácil aplicação, a mistura deve ser aplicada na área afetada. Deixe agir por 15 ou 20 minutos, e então lave com sabonete líquido hidratante e água fria.


Reportar erro