Tratamento natural para amenizar o estresse

“O estresse não é o mal do século. O mal do século é não saber…


Tratamento natural para o estresse

Imagem: Reprodução

“O estresse não é o mal do século. O mal do século é não saber administrá-lo.”. Leila Navarro, ao pronunciar essa frase, quis dizer que o estresse é um desafio que vai ter que ser enfrentado diariamente. De fato, grande parte das pessoas ainda consegue suportar situações onde ele esteja presente, mas isso se estende apenas até um ponto e a partir desse ponto, vários problemas físicos e psicológicos podem ir surgindo. Para saber como amenizar este problema, é preciso antes saber o que ele é e quais as suas causas.

O que é o estresse?

O estresse (de natureza física, psicológica ou social) é um conjunto de reações fisiológicas que ocorrem em grande intensidade e de uma maneira exagerada, gerando um desequilíbrio no organismo. É uma atitude biológica extremamente necessária para a adaptação às coisas novas da vida, porém, quando em grande escala, é prejudicial. Ele pode ser separado em dois tipos: o estresse agudo e o crônico. O estresse agudo é mais intenso e por um período menor e é causado, na maioria das vezes, por situações traumáticas passageiras. Já o crônico é aquele que afeta quase todas as pessoas, pois é um fator constante, apesar de ser de forma mais suave.


Quais as causas deste problema?

  • Pouca resistência à frustração: Pessoas que se aborrecem com facilidade.
  • Competitividade: Quando duas pessoas querem a mesma coisa e precisam agir com ambição e sob atenção e cuidado regular.
  • Ameaças: Quando pessoas se sentem intimidadas por outras, ou por situações, agindo de forma fechada e gerando comportamento de recuo e de afastamento.
  • Baixa auto-estima: Pessoas que não se valorizam ou que não gostam de si.
  • Falta de Tempo: Quando as pessoas não conseguem organizar a rotina e não se programam para cuidar de assuntos pessoais.
  • Ansiedade: Pessoas que apresentam comportamento agitado e aflito, ligados à realização de um evento importante ou à sensação de perigo constante.

Amenize seu estresse com os tratamentos a seguir

Nem sempre conseguimos evitar situações estressantes, mas podemos mudar as nossas reações a estes estímulos. Para isso, algumas estratégias de controle são extremamente válidas, como os tratamentos naturais, tais como os chás, as frutas e os comprimidos naturais.

Conheça o poder sedativo de alguns alimentos naturais

  • Damasco: Tem propriedades diuréticas, digestivas e calmantes. Possui vitaminas A, do complexo B e C, além de sais minerais e carboidratos. Além disso, o damasco ajuda na proteção da visão, da pele e das mucosas.
  • Maracujá: É bastante conhecido por ser a fruta que protege os nervos e acalma as pessoas e realmente é isso que ele faz. Além disso, seu uso combate enfermidades como a diabetes e a obesidade.
  • Alface: Possui substâncias (lactucina e lactupicrina) que atuam como calmante.
  • Brócolis e espinafre: Diminuem o risco de depressão. Isso porque elas possuem potássio, que ajuda no bom funcionamento das células e do sistema nervoso.
  • Laranja: É um excelente relaxante muscular, ajuda no funcionamento do sistema nervoso, possui substâncias hidratantes, previne a fadiga e combate o estresse.

Reportar erro