Tratamento natural bom para enjoo

Por Redação

Enjoo

Viagem de barco, algo que deixa muita gente passando mal | Imagem: Reprodução

Várias podem ser as causas para se ter este problema, normalmente estão associados à ingestão de alimentos que, como se costuma dizer, “não caíram bem”, mas há também os casos em que o enjoo é causado por movimentos, como em viagens de barco ou até veículos terrestres, gravidez ou ainda vírus e outras doenças que tem esse sintoma.

Num primeiro momento, nada melhor do que um chá com ervas medicinais para ajudar a eliminar essa sensação desagradável. Existem muitas opções em chás para esse fim e seu uso, normalmente não oferece contra-indicações.

Veja as tratamentos naturais para aliviar o enjoo

Gengibre

Essa planta é excelente para tratamento do enjoo, além disso, ajuda a aumentar a produção de suco gástrico e de saliva, o que beneficia a digestão.

PREPARO DO CHÁ: Ralar uma colher de sopa da raiz de gengibre e colocá-la numa xícara de água fervente. Tampar e deixar em infusão por 10 minutos. Após amornar, deve ser coado e bebido aos poucos, ao longo do dia, sem adoçar. Esse chá também pode ser empregado para alívio dos enjoos matinais, normalmente associados ao início de gravidez.

As cápsulas de gengibre também podem ser usadas para os enjoos de movimento. Tome 6 cápsulas de 500 mg de gengibre em pó, 45 minutos antes de iniciar a viagem.

O gengibre cristalizado pode ser mastigado para o alívio rápido, sem causar nenhum efeito colateral.

Hortelã

O chá de hortelã e o chá de erva doce são ótimos para a digestão e acalmam o estômago, dando alívio nesses casos.

PREPARO DO CHÁ:

  1. Ferva meio litro de água, acrescente duas colheres de sopa de folhas frescas de hortelã  e uma colher de sopa de sementes de erva doce;
  2. Deixe ferver por uns minutos, coe quando estiver morno e beba sem adoçar.
  3. A dose indicada por dia são duas xícaras e deve ser evitado por pessoas com problemas gástricos como úlcera ou gastrite e também por crianças ou bebês.

Poejo

Esse chá é muito suave, de sabor agradável e bastante eficaz no tratamento do problema.

PREPARO DO CHÁ: Ferva uma xícara de água e acrescente uma colher de sopa dos ramos frescos ou secos da planta. Deixe em infusão por cinco minutos, coe e beba. Pode ser bebido de duas em duas horas.

Macela

A macela acalma o estômago, por isso, se o enjoo for causado por indigestão, ele alivia e muito!

PREPARO DO CHÁ: Ferva uma xícara de água e acrescente uma pequena porção (uma colher de sopa cheia, mais ou menos) das flores de macela, deixando em infusão por cinco minutos, coando após esse tempo. Beba quando estiver frio, aos poucos.