Tratamento caseiro com pomadas e remédios cicatrizantes

Por Redação

Creme caseiro

Algumas receitas podem tratar feridas ou atenuar as cicatrizes existentes! | Imagem: Reprodução

Marcas na pele

As marcas que carregamos em nossa pele, muitas vezes contam algum capítulo de nossa história, pois, tanto fatos corriqueiros, como um tombo bobo ou um acidente mais grave, podem deixar cicatrizes.

Algumas vezes, as lesões, como feridas, são causadas por certos vírus ou fungos, e podem ser tratadas com receitas caseiras, que tem poderes antibactericidas e cicatrizantes, causando uma boa regeneração da pele.

Veja algumas receitas simples que podem ser aplicadas em feridas e lesões de pele e também em cicatrizes recentes, tornando seu aspecto mais suave e uniforme

A primeira receita é um chá, que, aplicado como compressa no local, ajuda a cicatrizar as feridas e evita infecções, já que é antisséptico. A planta utilizada para fazer a infusão é a GUAÇATONGA.

Para fazer a infusão, você precisa de 2 a 4 g (uma ou duas colheres de sobremesa das folhas) e 150 ml (ou uma xícara de chá) de água fervente. Acrescente as folhas na água e deixe abafado por alguns minutos. Utilizar em compressas sobre o local, três ou quatro vezes ao dia.

—-

Outra receita de antisséptico e cicatrizante natural, utiliza a casca do cajueiro, ou antes, a entrecasca.

Deve-se utilizar 1 colher e ½ de sopa da entrecasca do cajueiro e 150ml de água. Fazer uma decocção, ferver as cascas na água por até dez minutos, deixar esfriar e fazer compressas, de três a quatro vezes ao dia.

—-

Esta próxima receita é uma pomada, também cicatrizante, mas atua na regeneração celular, por isso, tem bom efeito sobre marcas já existentes.

INGREDIENTES:

  • 1 colher de sopa de leite;
  • 1 colher de chá de água de rosas;
  • 1 e ½ colher de sopa de farinha de trigo;
  • Gotas de limão.

- Misturar todos os ingredientes e aplicar, pode ser aplicado várias vezes por semana e durante um ano, as aplicações podem durar entre 20 minutos a uma hora. Depois enxágue o local. Essa receita contém as proteínas do leite, que regeneram a pele e os outros ingredientes ajudam a suavizar a coloração das cicatrizes.