Transforme sua casa em um lugar aconchegante para a família

Você sabia que ter um ambiente relaxante em casa pode evitar o estresse e a depressão? Veja o que fazer na sua casa


Contas para pagar, acúmulo de trabalho, problemas familiares para resolver e aquele trabalho de conclusão de curso que tira as noites de sono.

Estes são alguns dos exemplos de situações estressantes que acontecem no dia a dia e só deixam a saúde ainda mais fragilizada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% da população mundial sofre com estresse e por isso que este problema já é considerado o mal do século.

Contudo, a preocupação com este distúrbio emocional e físico não se limita a ele. Isto porque, doenças sérias podem estar associadas ao estresse, como depressão, câncer, hipertensão e diabetes. Por isso que a melhor alternativa é prevenir o surgimento deste problema, com a mudança de hábitos.

Transforme sua casa em um lugar aconchegante para a família

Foto: depositphotos

Para o médico psiquiatra Marcelo Maroni Saraiva, algumas práticas podem ajudar. “Atividades físicas, um bom sono e lazer periodicamente são ferramentas essenciais na prevenção dos sintomas decorrentes do estresse”, afirma o doutor em entrevista ao jornal Tribuna. Outro benefício, é adaptar a casa e transformá-la em um ambiente tranquilo.


Dicas para transformar a casa em lugar melhor

1. Melhore o aroma

Cheiro de flores, florestas e outros elementos da natureza ajudam a deixar a casa mais aconchegante. Estes aromas possuem o poder de diminuir o estresse, a ansiedade, a tristeza etc. Em contrapartida, são responsáveis por melhorar a qualidade de sono e transmitem tranquilidade. Por isso, use óleos essenciais, como no caso o de lavanda, que é o mais utilizado. Aplique em toda a casa, especialmente no quarto.

2. Aposte em plantas

Não só o cheiro das plantas faz bem, mas também o contato direto com elas. Além de embelezar o ambiente, as plantas purificam o ar e liberam oxigênio no ambiente. De acordo com os cientistas da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), as plantas que mais limpam o ar são: babosa, bambuzinho, flor de maio, orquídea, comigo ninguém pode, espada de São Jorge, jiboia, azaleia, bananeirinha, lírio da paz etc.

3. Invista na meia luz

Um ambiente muito claro pode funcionar no cérebro como um aviso que ainda está de manhã e isso pode deixar o corpo em alerta. Por isso, prefira criar um ambiente mais escuro ou de meia luz, pois assim o cérebro é informado que está próximo da hora de dormir e então estimula a produção de melatonina, uma substância capaz de induzir o sono.

4. Mude o som do ambiente

Ouvir música também ajuda a relaxar e não importa o estilo do som propagado, mas ele precisa agradar o ouvinte. Em algumas situações, só o som instrumental ou o barulho que o vento, mar e folhas fazem é suficiente para acalmar o corpo e deixar o ouvinte bem relaxado. Entretanto, há quem não goste e prefira algo mais pesado, como um rock. Bom, a música que agrada aos ouvidos também agradará a alma.

5. Transforme a hora do banho

O banho parece limpar não só a sujeira, mas também revitaliza a pessoa. E tantos banhos mornos como frios têm seus benefícios. Por exemplo, enquanto o primeiro tipo estimula a circulação sanguínea e libera a tensão acumuladas, o segundo também pode liberar as tensões, pois o corpo costuma ficar mais ativo. Escolha aquele que traz mais benefícios e aproveite-o.


Reportar erro