Transforme as rolhas usadas de vinhos num descolado tapete

Há quem acredite que decoração é cara. Na verdade, se a criatividade for usada, não é preciso gastar tanto dinheiro. Saiba como reaproveitar!


Uma das parte mais divertidas na vida é escolher a decoração de uma casa nova ou mudar os detalhes de uma antiga. são nestes detalhes que a residência acaba ficando com a cara do morador.

Entre uma ornamentação e outra, a casa vai ficando única. Um bom exemplo de peças decorativas é o tapete, que é utilizado desde a entrada até na porta do banheiro.

Contudo, há quem acredite que decoração é cara e por ser um supérfluo, deve ser dosada. Na verdade, se a criatividade for usada, não é preciso gastar tanto dinheiro. Isto porque, em um único espaço é possível reaproveitar peças e dar um novo destino a elas.

Transforme as rolhas usadas de vinhos num descolado tapete

Foto: reprodução/site mapeinteriores

Como no caso dos tapetes de banheiro, há a possibilidade de usar rolhas de vinho encaixadas em uma única peça, podendo ser utilizado tanto em ambientes modernos como rústicos.

Materiais para o tapete de rolhas

  • 200 rolhas de vinho;
  • Tapete plástico;
  • Cola quente;
  • Estilete;
  • Lixa.

Como fazer o tapete?

O primeiro passo é encontrar as rolhas de vinho, para isso você pode comprar em lojas de decoração ou pela internet, nestes casos elas já vem limpas e prontas para utilização.


Já se as peças são advindas de vinhos consumidos por você ou pela família, é necessário submetê-las a uma lavagem antes de iniciar o trabalho de artesanato. Caso as rolhas estejam sujas de vinho, basta mergulhá-las em um recipiente com água sanitária e depois enxaguá-las.

Depois de limpas e secas, as rolhas devem ser cortadas ao meio com o uso do estilete, no sentido de seu comprimento. Este processo deve ser feito com o máximo de cuidado, para não causar nenhum acidente.

Em seguida, você deve lixar as rolhas no meio e dos lados, para que elas fiquem uniformes e lisas. Finalizando a preparação dessas peças, é hora de montar o tapete.

Neste momento, você pode escolher como aplicar as rolhas no tapete plástico, mas é interessante só posicionar as peças antes de colá-las.

Esta técnica facilita o processo, pois se no meio da colagem as aplicações ficarem desproporcionais, fica complicado desfazer. Sendo assim, posicione antes e só depois aplique a cola quente para fixar as rolhas.

Depois de pronto o tapete está apto para ser utilizado. Entretanto, a dica é colocar a decoração em um lugar do banheiro que não leve muita água, pois a absorção das rolhas não é tão eficaz. Além disso, é interessante expor o tapete ao sol duas vezes por mês, para que ele seque e fique mais resistente.


Reportar erro