Tire os pelos encravados com nossos remédios caseiros

Por Redação

Mulher se depilando

Mulher se depilando | Imagem: Reprodução

A depilação é parte da rotina das mulheres e, em alguns casos, dos homens também, estes, além da barba, que precisam fazer quase todos os dias, ainda aderiram também ao costume de retirar os excessos de pelos do peito ou de outras partes do corpo. É bem verdade que este não é um costume da maioria, mas de uma parcela pequena de homens, normalmente esportistas ou modelos, enfim, que se preocupam bastante com a aparência. Seja como for, tanto homens quanto mulheres, podem apresentar pelos encravados, um problema que pode se tornar grave, pois sua evolução pode ser uma inflamação muito grave, cuja única solução é cirúrgica.

Por que o problema acontece?

A característica do cabelo encravado é que ele cresce de volta, para dentro da pele. É mais comum que os pelos inflamem em pessoas de cabelos crespos. Após a depilação é normal os pelos começarem a crescer logo, mas alguns são retorcidos e não saem do folículo, entortam e vão crescendo para o interior da pele, criando uma inflamação ao seu redor, que tem a aparência de uma espinha.

Os homens, por colocarem muita pressão no barbeador durante o barbear, podem ocasionar o encravamento de pelos da barba, além disso, os barbeadores sujos podem também ser responsáveis por isso.

As mulheres, como depilam muitas partes do corpo, tem ainda mais chances de este problema, especialmente nas virilhas, o que pode ser bastante sério! As roupas apertadas, como os elásticos das lingeries, são as maiores responsáveis pelo encravamento dos pelos. Além disso, dependendo do método e maneira de depilar, também pode criar uma crosta sobre a pele que impedirá a saída do cabelo, por isso, antes de qualquer depilação, é aconselhada uma esfoliação da pele para  que as células mortas sejam removidas e facilite a saída do pelo. A pele também deve ser sempre bem hidratada para evitar o fechamento dos poros.

Alguns métodos naturais e simples podem evitar os pelos encravados

Tratamentos para pelos encravados

Tire os pelos como receitas caseiras | Imagem: Reprodução

  • Antes da depilação ou barbear, aplique uma toalha quente na pele a ser depilada, ou lave com água quente, isso ajudará a retirada dos fios mais facilmente;
  • Quando houver um pelo encravado, massageie-o com a polpa da babosa (aloe vera);
  • Aplique creme para assaduras de bebês todos os dias. São excelentes para esse tratamento! Sugestão: Bepantol;
  • Outra coisa que pode ser aplicada todos os dias é o vinagre de maçã, embebido em uma gaze;
  • Assim também pode ser feito com o óleo de casca de salgueiro;
  • Misture: 3 gotas de glicerina, 1/4 de xícara de água e 2 comprimidos de AAS (aspirina) amassados. Deve-se massagear o local com essa mistura todos os dias após o banho;
  • Polvilhe amido de milho sobre o local do pelo encravado e deixe por 20 minutos;
  • Coloque pasta de amendoim sobre o cabelo encravado e deixe por 10 minutos. Deve ser feito todos os dias até que não seja mais necessário.