Tirando o problema do chulé com remédios caseiros

Por Redação

Tire o chulé dos seus pés!

Veja como tirar o mau cheiro dos seus pés | Imagem: Reprodução

É um dos problemas mais desagradáveis e, assim como o mau hálito, um dos mais constrangedores. O chulé faz com que muita gente sofra até discriminação ou ainda, não se anime a viver situações onde os calçados devam ser retirados, como experimentar sapatos em lojas.

Qual a causa?

É mesmo muito difícil, ainda mais que, nem sempre o chulé é causado por falta de higiene, mesmo sendo essa uma das razões mais comuns para seu aparecimento. Há casos em que o suor excessivo nos pés ou outros distúrbios, podem causar o problema de forma crônica e, nesses casos, o mau cheiro é sentido até mesmo em algumas circunstâncias em que os calçados não são retirados!

Seja como for, além da higiene rigorosa com os pés e com os calçados, o chulé pode ser evitado através de outras medidas, como simples tratamentos caseiros que podem controlar esse problema de forma eficaz.

Veja o que pode ser feito para tirar o chulé com remédios caseiros

  • A umidade excessiva nos pés pode ser diminuída com um método bem simples:  lavá-los com sal diariamente, isso vai reduzir a quantidade de suor. Prepare uma bacia com água morna, adicione cerca de 4 colheres de sal, e  mergulhe os pés por cerca de 10 minutos. Após retirá-los, deixe que sequem naturalmente.
  • Ao invés de usar o sal no escalda-pés, pode-se substituí-lo por chá preto ou verde, deixando os pés imersos por quinze minutos diariamente.
  • Antes de dormir, à noite, prepare uma bacia com água morna e duas colheres de sopa de vinagre, mergulhe os pés, deixe por 10 minutos e deixe-os secarem ao natural. Após secos, calce meias de algodão. Essa receita só não pode ser feita em outro horário, ou seja, após essa imersão, não se podem calçar os sapatos, caso contrário, o cheiro será muito pior.
  • O chulé pode ser causado pela deficiência de zinco no organismo, pode-se acrescentar complementos à dieta ou consumir alimentos ricos em zinco, como: banana, maçã, abacaxi ou morango. A indicação é de 1 ou 2 porções dessas frutas ao dia.
  • A higiene dos calçados é fundamental para evitar o chulé. Antes de usar calçados fechados, use o secador de cabelos para secá-los por dentro e aplique talco (pode ser de bebê) dentro de cada um;
  • lavar os pés com sabonete antibacteriano também ajudará, assim como lixá-los uma vez por semana para remover as células mortas.