Tira dúvidas sobre fitoterapia – Por André Resende

Veja abaixo uma seleção de dúvidas que a maioria das pessoas que recorrem ao tratamento…


Veja abaixo uma seleção de dúvidas que a maioria das pessoas que recorrem ao tratamento com ervas têm. Selecionei as mais pertinentes e que com certeza proporcionará mais segurança e elucidará o uso de chás, extratos, cápsulas e outros remédios naturais.

Tira dúvidas sobre fitoterapia - Por André Resende

Foto: Reprodução

O que é a fitoterapia?

É o uso das ervas medicinais em foma de chá, tinturas, extratos fluídos, pomadas, extrato seco, cápsulas e xaropes. Foi a primeira medicina surgida na terra, através dela surgiu a medicina tradicional.

Sempre busque a ajuda de um profissional

O uso das ervas medicinais bem empregado, traz ótimos resultados. Para as pessoas que têm alguma doença crônica ou que queiram fazer uso de ervas medicinais, é recomendado sempre procurar a orientação de um profissional para que possa fazer um tratamento adequado .

É possível curar doenças usando ervas?

As ervas medicinais podem ser utilizadas para tratar todas as doenças. A cura geralmente ocorre quando se faz o uso de um tratamento adequado, da mesma forma como ocorre na medicina convencional. Não podemos garantir cura, para não cairmos no curanderismo, e o papel da fitoterapia não é este. Só posso garantir que o uso das ervas medicinais de forma adequada traz ótimos resultados e é muito eficaz .

Quando fazer uso das plantas?

Logo - André ResendeAs ervas medicinais só devem ser usadas em tratamentos que não sejam de emergência, tais como pneumonia e infecções em geral e usadas como coadjuvante, já que o efeito das ervas apesar de lento, são eficazes e não são para uso emergencial .

Tratando problemas emocionais

As ervas como citado anteriormente, podem tratar todas as doenças. Bem associadas trazem ótimos resultados contra doenças emocionais como depressão, ansiedade, insônia, nervosismo e pânico.


Qual a diferença entre fitoterápico e fitocêutico?

Os produtos fitoterápicos e fitocêuticos têm a mesma finalidade, o tratamento através da natureza.

Devo parar o tratamento médico e praticar só a fitoterapia?

Todos devem ter bom senso e nunca abandonar o tratamento médico ao usar as ervas medicinais. Os dois tratamentos podem ser feitos simultaneamente (Claro que o uso das ervas deve sempre ser permitido por seu médico).

Posso abusar dos produtos naturais?

Os produtos fitoterápicos não devem ser tomados de forma abusiva, mesmo sendo produtos naturais, pois muitas reações adversas podem surgir.

Então, como tomar os remédios naturais?

Em forma de chá, não se deve ultrapassar 1 litro por dia e,  em forma de cápsulas , tinturas ou xarope, deve- se tomar a dosagem indicada por um profissional ou procurar orientação ao farmacêutico.

Contraindicações

Até mesmo para os produtos naturais consumidos de forma equivocada, existe contraindicação. Em alguns casos podem ocorrer uma intoxicação ou uma hepatite medicamentosa.

Profissionais da área

Os profissionais qualificados para uma orientação são o fitoterapeuta, o médico, o nutricionista e o farmacêutico .


Reportar erro