Tília faz parte de muitos tratamentos naturais. Conheça-a!

Presente principalmente nas zonas temperadas do hemisfério norte, a Tília é uma planta que possui…


Tília

Imagem: Reprodução

Presente principalmente nas zonas temperadas do hemisfério norte, a Tília é uma planta que possui mais de quarenta tipos de espécies diferentes e floresce principalmente nas regiões quentes, úmidas e montanhosas. Ela pode ser encontrada em maior quantidade na região de Portugal. A árvore apresenta em média 25 metros de altitude (podendo chegar a 30 metros) e 1 metro de diâmetro. A Tília alcança os dois mil anos de idade com extrema facilidade, desde que o ambiente e as condições sejam favoráveis. Desde a época do renascimento, a infusão das flores de Tília já era utilizada como remédio caseiro por quase todo mundo. Os anos se passaram, e mesmo assim, atualmente, a Tília continua sendo uma das plantas mais utilizadas para fins medicinais.


Benefícios da Tília para o nosso corpo

  • É muito famosa por ter ótimos efeitos sobre a ansiedade, stress e outros problemas nervosos, tanto em crianças quanto em adultos. Além de tudo isso o chá de Tília ainda pode ajudar a evitar a insônia e proporcionar um sono mais tranquilo. Ele também ajuda a curar outros fatores que surgem graças ao sistema nervoso e seus distúrbios, como a dor de cabeça e a indisposição gástrica.
  • Um excelente remédio caseiro para desconfortos gastrointestinais e inflamações que acontecem no sistema digestivo é o chá feito com as cascas desta árvore. Mas se o chá for feito a partir das flores, ela pode melhorar a digestão e exercitar a musculatura do aparelho digestivo.
  • A planta apresenta propriedades medicinais antiespasmódicas, ou seja, é um remédio natural muito bom para curar tosses e resfriados, além de fortalecer o sistema imune do nosso corpo.
  • É um poderoso antidepressivo.
  • Muitas vezes serve como um bom analgésico.
  • Até no tratamento de sarampo a Tília apresenta algumas propriedades que podem nos ajudar.

Aprenda a fazer um delicioso chá de Tília

Coloque um litro de água em uma chaleira, e junto acrescente 2 colheres de sopa de flores de Tília. Leve ao forno até que comece a iniciar a fervura. Desligue em seguida, abafe e deixe descansar por no mínimo 10 minutos. Quando esfriar é só coar e depois beber de duas a três xícaras por dia.

Quem não pode ingerir esta infusão

  • Gestantes
  • Mães que estão amamentando
  • Pessoas que apresentam reações alérgicas
  • Pessoas que estão fazendo tratamento de doenças crônicas com medicamentos muito fortes

Reportar erro