Técnicas caseiras de relaxamento para crianças

Além do estresse, crianças também estão sujeitas a ansiedades. A dica é desenvolver técnicas relaxantes por 20 minutos diários


Crianças são sensíveis e pelo pouco tempo de vida ainda não conseguem controlar suas emoções. Por estas razões, um ambiente escolar ou familiar com problemas pode ser o suficiente para deixar o pequeno em pleno estado de estresse.

Este problema, porém, não é uma dificuldade isolada na vida da criança. Isso porque, sabe-se que ele é suficientemente capaz de interferir no sistema imunológico do indivíduo de forma negativa. E, desta forma, aumentar a probabilidade do paciente desenvolver outras doenças.

Além do estresse, as crianças também estão sujeitas a sofrerem com tensões e até mesmo ansiedade. Felizmente, existem técnicas que podem servir para aliviar tais problemáticas na fase infantil do indivíduo.

Técnicas caseiras de relaxamento para crianças

Foto: depositphotos

Consideradas práticas de relaxamento, podem ser desenvolvidas ainda na infância e refletir positivamente na vida adulta. A dica geral, contudo, é desenvolver as técnicas durante 20 minutos diários, atingindo bons resultados no final.

Práticas de relaxamento para crianças

Existem algumas técnicas que foram adaptadas às crianças e suas necessidades, por exemplo a yoga que tem uma categoria especializada no infantil. Ela leva em consideração as problemáticas desta fase e quais as saídas ideais para elas através de uma meditação e posições.

Além da yoga, existem outras práticas bastante úteis nesse processo de tranquilizar os pequenos, que podem ser iniciadas depois de um modo simples: a respiração profunda.


Induzir a criança à realizar respirações profundas por minutos, com olhos fechados. Com o passar do tempo, o período de respiração vai aumentando, mas respeitando tempo do pequeno.

Meditação Anapana Sati

Tornar a mente tranquila, concentrada e calma, são alguns dos benefícios deste tipo de meditação destinado às crianças. O próprio nome, de origem indiana, revela o sentido maior desta técnica. “Ana” significa respirar, “pana” refere-se ao ato de inspirar e o “sati” está relacionado à consciência. Desta maneira, a criança liberta a mente das tensões.

Visualização de ambiente

Esta prática é uma excelente opção, pois é uma maneira de manter os pais e a criança ainda mais unidos e em harmonia. Para isso, é necessário criar um ambiente confortável, seguro e descontraído dentro de um cômodo.

De olhos vendados o pequeno deverá ser conduzido pelos responsáveis. Esta é uma forma de melhorar o controle das emoções na infância.

Alongamentos

Exercícios de alongamento são essenciais para quem deseja relaxar o corpo e também a mente. Com essa técnica, as crianças acabam tendo um desempenho melhor nas mais diversas atividades, sejam elas físicas ou mentais.

Massagem infantil

Shantala é um tipo de massagem destinada para bebês e crianças pequenas. Para melhorar o relaxamento do pequeno, é indicado utilizar óleos essenciais ao colocar em prática as sessões.


Reportar erro