Técnica mindfulness é capaz de auxiliar a lidar com as emoções. Aprenda!

Mindfulness significa a capacidade de ter atenção plena em si mesmo, dos próprios atos, emoções e pensamentos


Com toda a correria do dia a dia, as pessoas parecem funcionar no “piloto automático”. Sem ter domínio de suas emoções e pensamentos, os indivíduos agem de forma totalmente racional e mecanizada.

E toda esta forma de vida pode acabar acumulando um turbilhão de sentimentos não expostos, mas que podem explodir a qualquer momento.

Por esta razão, as pessoas estão mais desequilibradas, isto é, não conseguem reagir a fortes acontecimentos de maneira serena. Assim, surge a necessidade do corpo e da alma de se restabelecer, tendo consciência da realidade, mas aceitando as perdas e os ganhos da mesma forma.

Técnica mindfulness é capaz de auxiliar a lidar com as emoções. Aprenda!

Foto: depositphotos

E é por esta linha de pensamento que surge a técnica de meditação chamada de mindfulness, uma forma de conseguir lidar com as emoções e acontecimentos. Antes de saber como praticar, é interessante conhecê-la.

Afinal, o que é a mindfulness?

Para entender o que esta técnica significa, é importante saber logo a definição desta palavra. Mindfulness é a tradução em inglês da palavra “Sati” e faz referência a capacidade de ter atenção plena. Pode ser compreendida também como uma forma de consciência de si mesmo, dos próprios atos, emoções e pensamentos.


Estudos comprovam que esta técnica de meditação alivia o estresse, evita depressão, melhora o sono, controla a irritabilidade e controla a ansiedade. Também é indicada para quem deseja melhorar a memória, criatividade e a resistência, tanto física como mental.

Outro ponto positivo da mindfulness foi ressaltado pelo trabalho realizado pela Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos. Publicado este ano o estudo mostra que esta meditação é capaz de controlar as emoções, sejam elas boas ou ruins.

Praticando esta meditação

É possível praticar mindfulness à qualquer momento, isto porque esta técnica não se resume ao processo de meditação, mas também ao enxergar a vida com outros olhos. Por exemplo, é indicado que você veja os dias com curiosidade, sempre atento a tudo que ocorre.

É preciso ainda saber receber e perder as coisas da vida, ser grato, fazer as pazes com as imperfeições da vida e acolher as experiências novas sem medo.

Além disso, é preciso ter a mente de iniciante, como se todas as atividades durante o dia fossem praticadas pela primeira vez. O banho, por exemplo, aja como se ele fosse o primeiro de sua vida, sinta a água batendo em seu corpo, a textura do sabão e da espuma. Repita este sentimento em outras situações simples do cotidiano, assim você tem uma nova perspectiva dos sentidos.

Colocando mindfulness em prática

  • Tire um tempo para você, pelo menos cinco minutos. Independentemente do horário, sente-se em um lugar afastado de barulhos;
  • Com as pernas cruzadas e as mãos em cima das coxas, respire profundamente durante todo este tempo;
  • Enquanto pratica as respirações profundas, esteja presente no momento de corpo e mente. Por isso, não permita que sua mente vague por outros pensamentos. Concentre sua atenção sempre na respiração.

Reportar erro