Técnica caseira ensina como limpar o peixe antes do preparo

Servido assado, frito, empanada ou como ensopado, o peixe é um alimento que agrada a muitos paladares, além de ser benéfico para a saúde


Muita gente há de concordar que o peixe é considerado um alimento saboroso e de grandes benefícios para a saúde. Servido assado, frito, empanada ou como ensopado, o alimento agrada a muitos paladares. Porém, prepará-lo exige um trabalho árduo e de muita paciência que muita gente não tem.

Para preparar o alimento de forma fácil, rápida e eficaz, exige toda uma técnica. Esta, porém, não é difícil de aprender. Basta você prestar bem atenção e seguir todos os passos indicados.

Em pouco tempo, você vai poder usufruir de todo o sabor e propriedade que o peixe pode oferecer.

tecnica-caseira-ensina-como-limpar-o-peixe-antes-do-preparo

Foto: Pixabay

Escolhendo o peixe

O peixe é conhecido como sendo uma carne sensível e nutritiva. Prepará-lo exige muitos cuidados, desde a compra até o fim do cozimento.

No peixaria, supermercado ou feira, a primeira coisa que você deve prestar atenção é quanto ao frescor do alimento. Preste atenção ao cheiro, ele é o primeiro indicativo de que o alimento está em condições de ser consumido. Depois, o aspecto da sua carne deve estar fresca e úmida. Evite aqueles com aparência seca.

A carne deve estar firme, não cedendo facilmente ao toque. As guelras devem aparecer em tom rosado ou vermelho brilhante. Preste muita atenção também aos olhos.


Eles devem estar brilhantes e com as pupilas pretas e as córneas transparentes. Seguindo essas indicações, você não errará na escolha do peixe.

Limpando o peixe

Já em casa, lave bem suas mãos antes de começar o processo de limpeza do peixe. A primeira indicação é começar com a retirada das escamas. Com ajuda de uma faca, raspe a pele do peixe em sentido contrário às escamas.

Comece do rabo para a cabeça. Dessa forma, elas soltarão facilmente. Depois, corte as barbatanas bem rente a pele.

Com uma faca bem amolada, faça um pequeno corte logo abaixo da cabeça do peixe. Isso facilitará o corte maior na região abdominal. A partir desse corte, retire todas as vísceras.

O próximo passo é lavar com água em abundância a região interna do peixe. Esse mesmo corte facilita a retirada das espinhas. Por último, corte a cabeça.

Depois de seguir todo esse processo, você vai poder cortar o peixe da forma que deseja, em filé, cubos ou tiras. Quando for cozinhar, preste atenção a forma com que vai prepará-lo, já que o animal apresenta carne bastante sensível, precisando de pouco tempo, se comparado a outras carnes, como o frango, por exemplo.

Propriedade do peixe

O peixe é rico em ômega 3, vitamina B e D, proteínas, cálcio e ferro. Seu consumo regular ajuda a evitar doenças cardíacas, contribuir para o desenvolvimento cerebral, ajuda na formação de tecidos, regenera células nervosas, além de prevenir doenças ósseas e combater a anemia.


Reportar erro