Tapioca, excelente delícia para quem está de dieta

De preparo simples e rápido, a tapioca é comumente consumida pelas pessoas e típica do…


De preparo simples e rápido, a tapioca é comumente consumida pelas pessoas e típica do nordeste do Brasil. É um alimento rico em carboidratos e livre de glúten, além de conter poucas calorias. É preciso, no entanto, não exagerar na grossura da tapioca e escolher bem os recheios que serão usados, optando por sabores mais saudáveis.

Tapioca, excelente delícia para quem está de dieta

Foto: Reprodução

Como preparar?

Para preparar a tapioca, você precisa comprar a goma hidratada, que pode ser facilmente encontrada em mercados e casas de produtos naturais. Pegue uma frigideira antiaderente e leve ao fogo. Enquanto a frigideira esquenta, peneire a goma hidratada para que não forme bolinhas e, quando a frigideira estiver aquecida, coloque duas colheres da goma e uma pitada de sal ou adoçante, dependendo do seu desejo de uma tapioca salgada ou doce. Espalhe bem, deixando com o formato semelhante ao de uma panqueca. Espere alguns minutos até que a goma hidratada grude e em seguida vire a tapioca. Adicione, ainda na frigideira, os ingredientes que desejar. Dobre a massa ao meio e consuma.

Benefícios e propriedades

A tapioca pode ser usada como uma alternativa para aqueles que gostam de pão e não conseguem abrir mão dele, mesmo durante uma dieta. Típica da região Norte do Brasil, a tapioca tem praticamente a metade das calorias que os pães possuem. A massa usada para a tapioca é feita com a fécula que é extraída da mandioca, que é livre de glúten, o culpado por acumularmos as gorduras.


A porção de 50g de tapioca, o equivalente a duas colheres de sopa, contém cerca de 70 calorias. O alimento é indicado aos diabéticos devido à isenção do glúten. A quantidade indicada de consumo, no entanto, é de apenas uma tapioca ao dia. Ela não deve ser consumida como um lanche adicional, mas como uma refeição.

A chia pode ser usada como um adicional no recheio e na massa, colaborando para que o prato fique ainda mais saudável. Seus benefícios envolvem a grande quantidade de fibras, que ajuda a diminuir o índice glicêmico, além das vitaminas do complexo B, que auxiliam no controle do sistema nervoso central e combatem doenças cardíacas.

Recheios indicados

Os recheios indicados para quem está de dieta, são os menos calóricos. Você pode optar por fazer doces ou salgadas. Confira as sugestões de baixa caloria abaixo:

  • Banana com canela;
  • Amaranto com banana;
  • Chia, cottage e mel;
  • Peito de peru;
  • Frango desfiado;
  • Ricota, manjericão e tomate picadinho;
  • Atum com ricota.

Como consumir?

A tapioca pode ser consumida antes ou depois dos treinos, e preparada com recheios doces ou salgados. É importante que você esteja atento apenas às calorias dos sabores escolhidos. É preciso evitar ingredientes que levam corantes, como doce de leite, chocolate, mostarda e maionese, também devido a quantidade de calorias.


Reportar erro